Ônibus Lilás prestará atendimento às mulheres penhenses
O veículo itinerante do programa “Mulher, viver sem violência” estará no município de Penha na quinta-feira (5), prestando diversos serviços para a comunidade. A atividade do Ônibus Lilás é desenvolvida pela Coordenadoria da Mulher, vinculada à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação de Santa Catarina, tendo como parceria a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Penha, o Sesc e a Prefeitura Municipal.
O atendimento começa das 9h às 12h no Ginásio do Mariscal. Em seguida, o ônibus segue para o Centro de Eventos (Pátio da Festa do Marisco), onde atenderá a população das 12h15 às 13h15. Das 13h30 às 17h30, as atividades serão realizadas no bairro Nossa Senhora de Fátima, ao lado do ginásio do SESC.
O Ônibus Lilás é equipado para prestar orientações sobre os direitos da mulher e violência doméstica, divulgando os serviços públicos existentes para proteção social. Para tanto, o veículo possui salas com divisórias para garantir um atendimento privativo e humanizado.
“Esse projeto, que acontece em todo o nosso estado com apoio dos municípios, é muito interessante. É uma oportunidade para que as mulheres possam ser atendidas de maneira mais ampla, com apoio de diversas entidades, promovendo a ação social, a saúde e cidadania da mulher. Estamos aproveitando essa oportunidade para divulgar a Procuradora Especial da Mulher, no âmbito do Legislativo Penhense, que é mais um canal de apoio e de empoderamento da mulher, sob vários aspectos”, ressalta a vereadora Regiane Severino (MDB), procuradora especial da mulher da CVP.
A iniciativa também conta com o apoio das secretarias municipais de Assistência Social, de Saúde e Fundação de Esportes.
Procuradoria
A Procuradoria Especial da Mulher foi criada em 2017 pela Câmara de Vereadores de Penha com o objetivo de garantir a proteção dos direitos das mulheres, principalmente contra a violência e a discriminação. O órgão promove diversas atividades, seminários e palestras sobre temas relacionados às mulheres, como saúde, participação política, empoderamento, violência contra a mulher, entre outros.
Para seu funcionamento efetivo, a Procuradoria estabelece parcerias com as polícias Civil e Militar, com o Poder Judiciário, com as secretarias de Assistência Social e de Saúde, além da sociedade civil organizada.
Autor: Victor Miranda
Veja também
-
Reuniões das comissões permanentes serão transmitidas ao vivo
Câmara de Penha aprova quatro projetos de lei
19 de novembro de 2024 ver mais -
Comissão de Finanças e Orçamento avalia projeto da LOA 2025
Equipe da Prefeitura de Penha estima orçamento de R$ 239 milhões para o próximo ano
18 de novembro de 2024 ver mais -
Câmara de Penha aprova projeto que institui a Escola Legislativa Popular
Resumo da 41ª Reunião Ordinária 11/11/2024
12 de novembro de 2024 ver mais