Câmara de Penha realiza última reunião ordinária de 2015

15 de dezembro de 2015
Câmara de Penha realiza última reunião ordinária de 2015

Declaração de utilidade pública para Associação de Pescadores e moção de congratulações para os Bombeiros Voluntários foram os destaques

A aprovação do projeto de Lei que torna de utilidade pública a Associação Assistencial, Beneficente e Cultural dos Pescadores Artesanais do Município de Penha (Apape) e a entrega de uma moção de congratulações para o Corpo de Bombeiros Voluntários foram os destaques da última reunião ordinária do ano, realizada na Câmara de Vereadores de Penha na noite desta terça-feira (15).

O projeto de lei (n° 39/2015) de autoria do vereador Clovis Bergamaschi (DEM) foi aprovado em Plenário, permitindo que a associação possa estabelecer convênios com o município, contribuindo para a melhoria das condições de trabalho dos 320 pescadores artesanais de Penha que hoje estão associados à Apape. Mirela Caroline Costa, presidente da entidade, se emocionou com a aprovação da lei e já faz planos para o próximo ano. “O nosso maior projeto para o ano que vem é criação de uma cooperativa de pescadores. Hoje eles não têm onde deixar o seu pescado porque muitas salgas não são regularizadas”, ressalta Mirela.

A presidente da entidade conta que o processo de criação da associação teve início com o seu pai, Moacir Sebastião da Costa, conhecido por todos como Ci. “Ele resolveu se desligar do Sindicato dos Pescadores porque toda contribuição que gerava com os associados ia sempre pra Florianópolis que era a matriz e não vinha nenhum recurso pra Penha. Então ele iniciou o projeto da Associação, mas veio a falecer em maio de 2014. Então eu dei continuidade aos trâmites e toda a parte de burocracia e hoje conseguimos dar um grande salto”, considera Mirela.

Bombeiros voluntários

Vários integrantes da corporação dos Bombeiros Voluntários de Penha se fizeram presentes no Plenário Expedicionário Tenente Milton Fonseca, na sede da Câmara de Vereadores de Penha para acompanhar a última reunião ordinária de 2015. A corporação, que comemora seus 15 anos de fundação, recebeu uma moção de congratulações do legislativo penhense por indicação do vereador Sérgio de Mello (PMDB). “Prestar esta singela homenagem com um dia especial de comemoração aos Bombeiros Voluntários de nossa cidade é um modo de valorizar e ser gratos pelo imenso trabalho prestado a nossa comunidade, principalmente nas horas mais difíceis. Para os nossos Bombeiros Voluntários não existe tempo ruim e por isso eles são merecedores do nosso reconhecimento”, ressalta o autor da indicação.

Os Bombeiros Voluntários de Penha contam hoje com um efetivo de 90 homens. Número que vai aumentar a partir da conclusão de um curso de formação que está em andamento e que deve formar mais 23 voluntários no mês de janeiro. Além da moção recebida na Câmara pelos seus 15 anos de atuação, a corporação também comemora o recebimento de cinco viaturas, adquiridas com recurso estadual, que nesta quarta-feira (16) foram doadas pela prefeitura de Penha aos Bombeiros Voluntários.

Presidente do sindicato dos servidores cobra diálogo com a prefeitura

Após o encerramento da reunião ordinária, a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Foz do Rio Itajaí, Eliane Corrêa, usou a tribuna para cobrar da Prefeitura de Penha a reposição da inflação, referente aos últimos três anos, para os servidores municipais. “Mais uma vez nós usamos um mecanismo para chegar até o prefeito Evandro dos Navegantes, para que ele se sensibilize e faça esse repasse para os servidores. Ele já disse publicamente que estaria repassando todos esses percentuais agora no início de 2016. Mas uma coisa que nos deixa triste é que nós tentamos sentar com o prefeito por várias vezes ao longo deste ano para negociar esse índice mais ele não quis nos ouvir”, reclama Eliane.

Em março de 2015, o sindicato protocolou na prefeitura um documento onde os servidores solicitam a reposição salarial de 22% para toda a categoria.

Alerta contra o Zika Vírus

A vereadora Maria Juraci Alexandrino (PMDB) chamou atenção da comunidade penhense com relação ao Zika Vírus, doença transmitida pelo mosquito aedis aegypti, o mesmo transmissor da dengue.  Através de requerimento, a vereadora propõe a realização de uma ampla campanha de conscientização e prevenção, convocando a população para o combate ao mosquito transmissor, salientando a importância do uso de repelentes. Outra sugestão de Juraci é a distribuição de repelentes à população, em caráter emergencial, uma vez que as autoridades de Santa Catarina temem um surto de proliferação da doença em função da temporada.

O governo de Santa Catarina confirmou cinco casos de Zika Vírus no estado e em Itajaí, cidade vizinha, cinco pacientes apresentaram suspeitas da doença. “Precisamos promover uma campanha intensiva o mais rápido possível para evitar que essa doença se prolifere”, frisa a vereadora.