Câmara de Penha celebra a Consciência Negra com exibição de documentário, roda de conversa e apresentações culturais

19 de novembro de 2025
Câmara de Penha celebra a Consciência Negra com exibição de documentário, roda de conversa e apresentações culturais

CVP 124/2025

Câmara de Penha celebra a Consciência Negra com exibição de documentário, roda de conversa e apresentações culturais

Escola Legislativa Popular realizou mais uma edição do cineclube, exibindo o filme “Vidas Interligadas”

A Câmara de Vereadores de Penha promoveu, na noite de terça-feira (18), um encontro especial dedicado ao Mês da Consciência Negra. O evento celebrou antecipadamente o dia 20 de novembro, feriado nacional, data que relembra a luta antirracista no Brasil e homenageia Zumbi dos Palmares.

A programação iniciou com a “Sessão Extraordinária de Cinema”, cineclube criado pela Escola Legislativa Popular, com a exibição do documentário “Vidas Interligadas”, dirigido pelo jornalista João Paulo da Silva. A produção aborda experiências, desafios e histórias de pessoas negras em Brusque, além de retratar a realidade de comunidades quilombolas de Santa Catarina. Após a sessão, o público participou de um bate-papo com o diretor.

Na sequência, teve início uma roda de conversa intercalada por apresentações culturais de música e capoeira. A abertura foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Luciano de Jesus (PP), que destacou a importância da cultura negra na formação do povo brasileiro e reforçou a necessidade de enfrentar diariamente as desigualdades estruturais deixadas por mais de três séculos de escravidão.

A mediação da roda de conversa ficou a cargo do vereador Luiz Fernando Vailatti (União Brasil), o Ferrão, autor do requerimento que propôs a realização do encontro. Um dos momentos marcantes da noite foi a homenagem prestada ao ex-vereador Ademar Osmar Rita, o Mamá, reconhecido pelos relevantes serviços prestados à comunidade penhense. Mamá foi o último vereador negro eleito no município, com mandato entre 1997 e 2000 (10ª Legislatura).

O diálogo contou com a participação de Grazi Santana, professora, palestrante e militante antirracista; Joana Soul, cantora, professora de música e escritora; Marcelo Fernández, percussionista e coordenador musical do Instituto Ecovida; Danny Lindozo (Tempestade), professora de capoeira e cantora do grupo Beribazu; Mestre Fábio Voz, professor de Educação Física e mestre de capoeira do grupo Beribazu; além do jornalista e documentarista João Paulo da Silva.

Na ocasião, a cantora Joana Soul, proprietária da Escola de Música Girassol, apresentou o seu recém-lançado livro intitulado “O que os livros não te contam sobre aprender a cantar”.

Outro destaque foram as apresentações que encerraram o evento: o Grupo Negritude e a vibrante roda de capoeira conduzida pelo grupo Beribazu.

Além do presidente Luciano e do vereador Ferrão, participaram do evento os vereadores Antônio Cordeiro Filho (MDB), o Toninho; Cristiano Geonir (PL); Élio Quintino da Silva Júnior (PRD), o Élinho; e Sérgio Vieira (PSD), o professor Sérginho.

Fotos: https://cvp.sc.gov.br/foto/766

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=iPb7IODIJyE

Texto e Fotos: Victor Miranda – Jornalista MTB 5559/PR

Departamento de Comunicação

Câmara de Vereadores de Penha

 

 

Autor: Victor Miranda
Fonte: Departamento de Comunicação CVP

Download das fotos em alta resolução

Veja também

Aguarde