Câmara de Penha concede moção de aplausos para professora de arte culinária

30 de setembro de 2025
Câmara de Penha concede moção de aplausos para professora de arte culinária

CVP 107/2025

Câmara de Penha concede moção de aplausos para professora de arte culinária

Plenário aprova projetos de valorização do funcionalismo e reestruturação administrativa

A pauta da 37ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores de Penha, realizada na segunda-feira (29) tratou de proposições relevantes para a administração pública municipal, a valorização do funcionalismo e o reconhecimento de personalidades locais, refletindo o compromisso do Legislativo com a melhoria da gestão pública e o fortalecimento de políticas públicas.

Um dos principais destaques foi a aprovação por unanimidade da Moção de Aplausos nº 17/2025, de autoria do vereador Élio Quintino da Silva Júnior (PRD), o Élinho, em homenagem à senhora Laura Rodrigues Cunha, a Dona Laurinha, pelo seu legado na educação e na gastronomia penhense.

Reconhecida por sua dedicação ao ensino da culinária, Dona Laurinha formou mais de dois mil alunos ao longo de 30 anos de atuação, valorizando a cultura local com amor, competência e compromisso, sendo símbolo de inspiração para toda a comunidade.

Projetos do Executivo

Por seis votos a cinco, o plenário rejeitou o parecer contrário da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ) ao substitutivo nº 1 do Projeto de Lei Ordinária nº 29/2025, que trata da “avaliação periódica de desempenho de servidores efetivos no início de sua atuação”, permitindo desta forma que o projeto siga sua tramitação na Casa.

Os vereadores aprovaram, em regime de urgência, o Projeto de Lei Ordinária nº 44/2025 que “institui a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal em Penha”, medida que reforça o controle de qualidade e segurança alimentar no município.

Outro tema relevante foi a aprovação do Projeto de Lei Ordinária nº 33/2025, que altera a redação do artigo 3º da Lei nº 3.274/2021, relacionada à composição do Conselho Municipal de Turismo e à estrutura do Fundo Municipal de Turismo.

Estrutura administrativa

Em relação à estrutura administrativa da Prefeitura, foram aprovadas três proposições do Executivo:

O Projeto de Lei Complementar nº 16/2025, que altera o salário base de cargos específicos em leis complementares anteriores, que promove ajustes na política de vencimentos dos cargos de Analista de Recursos Humanos, Ouvidor e Técnico em Segurança do Trabalho;

O Projeto de Lei Complementar nº 17/2025, que modifica atribuições e nomenclaturas de cargos, com foco na reestruturação da Procuradoria Geral do Município e de setores do Executivo;

E o projeto de lei complementar nº 19/2025, que trata da alteração de salário base do cargo de Técnico em Radiologia, adequando-se às necessidades administrativas atuais.

Uso de veículos

Ainda durante a reunião, foi aprovado, por ampla maioria (10 votos contra 1), o Substitutivo Global nº 01 ao Projeto de Resolução nº 10/2025, de iniciativa da Mesa Diretora, que regulamenta o uso de veículo particular por servidores e vereadores em atividades do Legislativo Municipal, implicando em significativa redução de custos da Casa com diárias e utilização de veículos oficiais.

Em viagem oficial pela Câmara de Penha, os vereadores do MDB Maurício da Costa, o Lito, e Maurício Brockveld não estiveram presentes na 37ª Reunião Ordinária. Lito, no entanto, participou de maneira virtual e votou durante a ordem do dia, conforme previsto regimentalmente.

Texto e fotos: Victor Miranda - jornalista MTB 5559/PR

Fotos: https://cvp.sc.gov.br/foto/755

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Sikelk1_xkU

 

Autor: Victor Miranda
Fonte: Departamento de Comunicação CVP

Download das fotos em alta resolução

Veja também

Aguarde