Solenidade marcou a diplomação dos vereadores mirins eleitos em 2025

28 de março de 2025
Solenidade marcou a diplomação dos vereadores mirins eleitos em 2025

CVP 29/2025

Solenidade marcou a diplomação dos vereadores mirins eleitos em 2025

Autoridades, coordenadores de escolas e familiares prestigiaram o evento

Foram 1.684 votos depositados nas urnas em nove escolas parceiras do programa Câmara Mirim no processo eleitoral que definiu os 13 representantes titulares e nove suplentes que irão participar do projeto de educação para a cidadania, desenvolvido pelo Legislativo Penhense.

A noite de quinta-feira (27) foi marcada pela solenidade de diplomação dos eleitos, com a presença de autoridades, familiares e coordenadores das escolas. Ao contrário da legislatura dos vereadores adultos, com 12 homens e apenas uma mulher, os estudantes elegeram 12 meninas e um menino para representá-los como parlamentares mirins no ano de 2025.

A reunião solene foi conduzida pelo presidente da casa, vereador Élio Quintino da Silva Junior (PRD), o Elinho, contando ainda com a presença do prefeito Luiz Américo Pereira (PL), do vice-prefeito Mario Marquett (PL), da secretária municipal de Educação, Aparecida Emmerich Brongel e ainda os vereadores Antônio Cordeiro Filho (MDB), o Toninho, Diego Matiello (MDB), Emanoelly Rodrigues da Silva (PP) e Luiz Fernando Vailatti (União), o Ferrão.

No entanto, as pessoas mais ilustres do evento foram sem sombra de dúvidas os estudantes: Ariany Yasmin Alves dos Santos; Beatriz Veloso Batista; Eveliny Vieira; Gabriel Pereira Vieira Callado; Isabela Eduarda Barros; Jenifer de Paula Araújo Siqueira; Julya Yasmin Krich; Laura Plannic; Lavínia Fagundes Ferreira; Layla Isete da Silva; Maria Eduarda Torralvo Costa; Mary Damm Freitas e Stefhany Marli dos Santos; além dos nove suplentes eleitos. Ao receberem o diploma, estes alunos se tornaram oficialmente representantes de suas escolas junto ao Legislativo Penhense.

O programa Câmara Mirim de Penha, voltado para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, tem nove escolas participantes: Centro de Educação Peter Pan; EBM João Antônio Pinto; EBM João Batista da Cruz; EBM Rubens João de Souza; EEB Antônio Rocha de Andrade; EEB Manoel Henrique de Assis; EEB Professor João Batista Paiva; EEB Professora Edith Prates Gonçalves e Escola Municipal Professora Ivone Nympha Maia Adriano (EJA).

“A Câmara Mirim é um projeto palpável, um projeto de verdade que está acontecendo. E os frutos deste projeto serão colhidos no futuro. Vocês vereadores mirins são o futuro da nossa cidade e a política é assim mesmo. A gente precisa olhar sempre para o futuro”, ressalta Elinho.

O presidente da casa ainda destacou as leis municipais que partiram de propostas dos jovens parlamentares em legislaturas anteriores, anunciando em primeira mão que um dos projetos apresentados pelos vereadores mirins de 2024 irá iniciar em breve o seu trâmite na Câmara de Penha, podendo se tornar a quarta lei municipal de iniciativa do programa Câmara Mirim.

O prefeito Luizinho Américo parabenizou os estudantes por se colocarem à disposição e enfrentarem o desafio de participar do programa desenvolvido pelo Legislativo Penhense e ainda assumiu o compromisso de buscar atender às demandas levadas ao Executivo pelos vereadores mirins. “É muito importante que a Câmara de Vereadores desenvolva esse projeto [...] Quando se fala de Câmara Mirim, me remete a algumas pessoas que por aqui passaram e que hoje ocupam lugar de destaque em nossa cidade, como a Ana Caroline Kostantiuk Cordeiro que foi vereadora mirim em 2016 e hoje é nossa secretária-adjunta de Comunicação”, frisou o chefe do Executivo.

Um dos momentos mais aguardados da solenidade foi o discurso da vereadora mirim Jenifer de Paula Araújo Siqueira, que foi escolhida como oradora durante uma reunião com os novos vereadores mirins e seus pais – encontro realizado na Câmara de Penha na tarde de quarta-feira (26).

A jovem agradeceu o apoio de seus colegas que a elegeram para participar do programa e destacou a importância da união de todos para que tenhamos uma cidade melhor. “Obrigado a todos pela atenção, colaboração e por terem tirado esta noite para virem aqui na câmara prestigiar este momento tão importante para nós e nossos familiares. Vencemos com muita determinação a eleição e agora vamos procurar fazer da nossa cidade um lugar melhor para se viver: seguro, respeitado e amado!”, ressaltou Jenifer, representante da EBM João Batista da Cruz, no bairro Mariscal.

Confira a lista dos eleitos e suplentes agora diplomados: 

- Centro de Educação Peter Pan

Laura Plannic (candidatura única)

 

- EBM João Antônio Pinto

Titulares: Maria Eduarda Torralvo Costa e Layla Isete da Silva.

Suplentes: Julia Vitória Souza de Couto e Emanuel Demétrio.

 

- EBM João Batista da Cruz

Titular: Jenifer de Paula Araújo Siqueira

Suplente: Isabelli Rech Lourenço 

 

- EBM Rubens João de Souza

Titulares: Gabriel Pereira Vieira Callado, Isabela Eduarda Barros e Julya Yasmin Krich.

Suplentes: Kauã Eduardo Czelunisk Flores, Pedro Henrique Correa de Meira e

Kemilly S. Dalberto.

 

- EEB Antônio Rocha de Andrade

Titulares: Ariany Yasmin Alves dos Santos e Lavínia Fagundes Ferreira

(apenas duas candidaturas)

 

- EEB Manoel Henrique de Assis

Titular: Beatriz Veloso Batista

Suplente: Ana Clara de Borba

 

EEB Professor João Batista Paiva

Titular: Stefhany Marli dos Santos

Suplente: Guilherme Mohr Arcenio

 

- EEB Professora Edith Prates Gonçalves

Titular: Eveliny Vieira (candidatura única)

 

- Escola Municipal Professora Ivone Nympha Maia Adriano EJA

Titular: Mary Damm Freitas

Suplente: Kauane da Silva Felizardo

Fotos -

Solenidade de diplomação: cvp.sc.gov.br/foto/698

Recepção dos vereadores mirins eleitos (quarta, 26):  cvp.sc.gov.br/foto/696

Vídeo: youtube.com/watch?v=ZmyqITP8Cr8

 

 

 

Autor: Victor Miranda
Fonte: Departamento de Comunicação CVP

Download das fotos em alta resolução

Veja também

Aguarde