Estatuto da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista é aprovado em Penha

CVP 51/2024
Estatuto da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista é aprovado em Penha
Resumo da 22ª reunião ordinária - 17/06/2024
A Câmara de Vereadores de Penha aprovou por unanimidade o projeto de lei que cria o Estatuto Municipal da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O projeto de lei ordinária nº 29/2024, de autoria do atual presidente da casa, Roberto Leite Junior (Podemos), juntamente com o suplente de vereador Jairo Vieira (União), também estabelece o Mês de Conscientização do Autismo, institui a política municipal de atendimento aos direitos da pessoa com TEA e cria a Carteirinha de Identificação.
Um dos destaques do projeto aprovado na segunda-feira (17) durante a 22ª reunião ordinária é a promoção da atenção integral às pessoas com o transtorno do espectro autista, incluindo o diagnóstico precoce, o atendimento multiprofissional, a nutrição adequada, acesso a medicamentos e informações que auxiliem no diagnóstico e no tratamento.
O Estatuto, que busca consolidar e garantir ações positivas de amparo às pessoas com TEA, através de políticas públicas e instrumentos legislativos, segue agora para a sanção do prefeito para que possa entrar em vigor.
Moções de aplauso
Os vereadores também aprovaram duas moções de aplauso durante a reunião ordinária da semana.
A moção nº 11/2024 presta homenagem ao senhor Francisco José da Silva, casado com Marli de Souza da Silva, pai de sete filhos, com 13 netos e 12 bisnetos, armador do ramo da pesca artesanal que atuou por 50 anos no mar, gerando emprego e renda para inúmeras famílias penhenses.
O proponente desta moção de aplausos foi o vereador Adriano de Souza (PSDB), o Tibeco.
Também foi homenageada a Associação Atlética Flexa Negra pelos seus 43 anos de fundação. A equipe foi criada em 12 de junho de 1981 por 10 amigos apaixonados pelo futebol de salão, com o objetivo de participar de torneios e campeonatos da região.
A moção nº 12/2024 é de autoria do presidente da casa, vereador Roberto Leite Junior (Podemos).
Autor: Victor Miranda
Fonte: Departamento de Comunicação CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais