Procuradoria da Mulher de Penha realiza evento sobre violência doméstica
 
                                            CVP 88/2023
Procuradoria da Mulher de Penha realiza evento sobre violência doméstica
Evento contou com palestras de juíza, promotora e advogada do CREAS
A violência doméstica contra mulher foi tema de um evento realizado pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Penha na noite de terça-feira (15) em uma ação conjunta entre os poderes Legislativo, Executivo, Judiciário e Ministério Público.
O evento “Agosto Lilás – Justiça pela paz em casa” contou com a presença da juíza titular da 2ª Vara da Comarca de Penha, Aline Vasty Ferrandin, que falou sobre as “medidas protetivas de urgência e meios de ajuda às vítimas de violência”, da promotora substituta do Ministério Público, Isabela Ramos Philippi, que tratou do tema “violência doméstica e as provas para o processo penal” e também da advogada do CREAS – Penha, Natália Guilhermetti Garcia, que falou sobre a “violência de gênero e a importância do acompanhamento socioassistencial”.
As palestras foram mediadas pelo anfitrião do evento, vereador Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, que é procurador titular da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Penha, órgão criado no âmbito do Legislativo Municipal para promover ações voltadas para as mulheres, principalmente no enfrentamento à violência. “A Procuradoria da Mulher tem a função de promover políticas públicas, desenvolver e incentivar a presença da mulher na política, da mulher empreendedora, da mulher negra. E, principalmente, cobrar e fiscalizar os serviços da rede de atendimento no que diz respeito ao enfrentamento à violência doméstica”, ressalta o parlamentar.
A campanha Agosto Lilás comemora a edição da Lei Maria da Penha, juntamente com a semana “Justiça pela paz em casa” promovida pelo Conselho Nacional da Justiça (CNJ), onde as comarcas do judiciário abordam o tema nas suas cidades. “É importante que este assunto chegue aos agressores [...] para que eles compreendam o que é a violência contra mulher. Muitas vezes eles não conseguem entender que o que eles praticam é uma forma de violência contra a mulher”, explica a juíza Aline.
Outra dificuldade para o enfrentamento à violência doméstica é a reunião de provas, visto que as agressões ocorrem no âmbito privado e muitas vezes a vítima, por uma série de motivos, pode mudar o seu depoimento no decorrer do processo, inviabilizando uma possível condenação. Neste sentido, a promotora Isabela ressalta que tanto a mulher vítima quanto aqueles que estão prestando apoio a ela compreendam que é importante que o processo siga e que haja efetiva responsabilização desse agressor. “Por isso é importante que as vítimas sejam instruídas a obter as provas, salvando as mensagens de celular, registros de ligações constantes e, eventualmente, se possível, filmar a agressão e informar as testemunhas. Sempre há um vizinho, uma amiga, um parente que presencia ou que ouviu essas agressões e essas pessoas podem contribuir com o processo”, explica a representante do MP.
A terceira palestra da noite foi proferida pela advogada Natália Garcia, que atua no CREAS de Penha. Ela ressaltou a importância das políticas públicas no enfrentamento à violência de gênero e destacou que a parceria com todos os setores da sociedade é fundamental. “O Poder Público não dá conta de tudo sozinho. Por isso que nós sempre debatemos sobre a importância da participação dos três setores da soceidade. A luta contra a violência doméstica não é só da efetuação de políticas públicas governamentais. Ela é política do governo, do Poder Executivo, ela é do setor privado e ela é das organizações da sociedade civil sem fins lucrativos”, afirma a representante do CREAS.
Além das convidadas e do procurador titular, também compôs a mesa o procurador adjunto da Procuradoria da Mulher, vereador Mario Dionísio Moser (União), o Marquett.
As palestras estão disponíveis no site e canais oficiais da Câmara de Penha.
Texto e fotos: Victor Miranda (MTB 5559)
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP 
Veja também
- 
                                    
                                         Câmara de Penha abre novo agendamento para regularização do título de eleitor Câmara de Penha abre novo agendamento para regularização do título de eleitorEleitores poderão realizar serviços como alistamento, mudança de domicílio eleitoral e cadastramento biométrico na próxima terça-feira (4) 29 de outubro de 2025 ver mais
- 
                                    
                                         Câmara de Penha aprova projetos voltados à alimentação escolar e inspeção de produtos de origem animal Câmara de Penha aprova projetos voltados à alimentação escolar e inspeção de produtos de origem animalAMAPG recebe moção de aplausos durante a 41ª Reunião Ordinária 29 de outubro de 2025 ver mais
- 
                                    
                                         Câmara de Penha antecipa ponto facultativo do Dia do Servidor Público Câmara de Penha antecipa ponto facultativo do Dia do Servidor Público41ª Reunião Ordinária será realizada na terça-feira (28) 23 de outubro de 2025 ver mais
 
                             
                        