Câmara de Penha aprova dois projetos e uma moção de repúdio
CVP 17/2022
Resumo da 8ª Reunião Ordinária 14/03/2022
A Câmara de Vereadores de Penha aprovou dois projetos de lei e uma moção de repúdio durante a 8ª Reunião Ordinária, realizada na segunda-feira (14).
Destaque para o Projeto de Lei Ordinária nº 1/2022, de autoria do Poder Executivo, que “autoriza o pagamento de premiação para os participantes dos campeonatos municipais promovidos pela Fundação Municipal de Esportes (FME)”. A destinação de R$ 34 mil comtemplará as equipes vencedoras das competições de beach soccer, futebol suíço, futsal, dominó, bocha e futebol de campo que serão realizadas ao longo do ano.
Os vereadores também aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária nº 4/2022, do vereador Roberto Leite Júnior (Cidadania), que “fixa restrições para nomeação, no âmbito dos conselhos instituídos junto ao município de Penha, de titulares e seus respectivos suplentes”.
Tornando-se lei, o projeto veda a participação nos conselhos municipais de pessoas que tenham sido condenadas por ações de natureza criminal (com decisão transitada em julgado) por: enriquecimento ilícito de agente público ou improbidade administrativa; injúria racial; racismo e homofobia; violência doméstica e familiar praticada contra a mulher; violação dos direitos da criança e do adolescente; violação dos direitos da pessoa idosa e violação dos direitos da pessoa com deficiência.
Moção de repúdio
Os vereadores também aprovaram por unanimidade a moção de repúdio nº 1/2022 para o deputado estadual de São Paulo, Arthur Moledo do Val (afastado recentemente do Podemos), conhecido como “Mamãe Falei”, pelas ofensas proferidas às mulheres refugiadas da guerra da Ucrânia, em áudio divulgado pela imprensa nacional e internacional.
A moção de repúdio é de autoria do vereador Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha realiza audiência pública para debater a Educação Especial no municípioEvento será dia 4, às 19h, na Câmara
29 de janeiro de 2026 ver mais -
Câmara de Penha passa a contar com intérprete de Libras nas transmissões oficiaisServiço será prestado de maneira remota
28 de janeiro de 2026 ver mais -
Câmara de Penha aprova Código de Ética e de Decoro ParlamentarMedida fortalece a ética parlamentar e assegura procedimentos democráticos de apuração
17 de dezembro de 2025 ver mais