Eleita a nova Mesa Diretora do Legislativo Penhense

CVP 104/2019
A Câmara de Vereadores de Penha definiu a composição da Mesa Diretora para o próximo ano. Com uma chapa única inscrita, a eleição foi realizada na segunda-feira (16), durante a 46ª Reunião Ordinária.
Isac Hamilton da Costa (PL) retorna à presidência da casa, tendo Jesuel Francisco Capela (PSDB) como vice-presidente, Joaquim Antônio Costa Junior (PP) como 1º secretário e Everaldo Dal Posso (MDB) ocupando o cargo de 2º secretário.
A chapa foi eleita com nove votos favoráveis e dois votos contrários. Apenas os vereadores Maurício Brockveld (PROS) e Maurício da Costa (MDB) votaram contra a formação da Mesa Diretora.
O novo presidente assume pela segunda vez o cargo mais importante do Legislativo Penhense. Isac já tinha sido presidente em 2018 e agora retorna consciente dos desafios que virão. “2020 será um ano difícil por ser um ano eleitoral. Eu tenho um perfil mais conciliador e pretendo atuar com o cuidado necessário para que tenhamos um bom debate, onde quem ganha é o nosso povo”, ressalta o presidente eleito.
Isac considera que a chapa é bastante democrática, com dois integrantes da situação e dois da oposição ao governo municipal e espera se reunir em breve para definir o planejamento da nova Mesa Diretora. “Nós precisamos definir as nossas ações, sempre pensando na questão da economia. O nosso repasse [do duodécimo] já foi reduzido, com a aprovação do Legislativo, até para que o Executivo tenha mais recursos para cuidar das demandas da nossa cidade e também a realização de obras que o nosso povo tanto precisa”, conclui.
Everaldo Dal Posso (MDB), presidente da casa em 2019, deixa o posto com o sentimento de dever cumprido. “Eu me sinto muito orgulhoso e muito grato por esta experiência, de poder presidir o Legislativo Penhense. Foi um grande desafio e procurei dar o melhor de mim, contribuindo para o nosso município”, ressalta o vereador conhecido por todos como Italiano.
Agradecendo os colegas vereadores pelo apoio e também aos servidores da CVP, Italiano segue fazendo parte da Mesa Diretora, agora como 2º secretário. “Espero que tenhamos um ano de 2020 abençoado e que esta nova Mesa Diretora possa fazer o melhor para a nossa cidade”, ressalta Dal Posso.
Extraordinária
Antes da 46ª Reunião Ordinária foi realizada a 2ª Reunião Extraordinária com a discussão e votação de dois projetos. O PLO nº 18/2019, de autoria da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final fez mudanças no Regimento Interno da Casa de Leis, sendo aprovado por unanimidade, com uma emenda, após o plenário ter negado um pedido de vistas, por seis votos a cinco, da vereadora Maria Juraci Alexandrino (MDB).
O objetivo da proposta aprovada é tornar as reuniões da casa mais dinâmicas, estabelecendo de maneira mais específica o tempo de discussão de projetos, o tempo de fala durante a Tribuna Cidadã, delimitando o número de moções de aplausos para cada vereador (duas por ano), entre outros regramentos que não eram comtemplados pelo regimento da Câmara de Penha.
Também foi aprovado o PLO nº 48/2019, do Executivo, que fixa o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e de endemias no município.
Foto: Isac da Costa (PL) retorna à presidência tendo Juju (PSDB) como vice, Joaquim Costa Jr (PP) como 1º secretário e Italiano (MDB) como 2º secretário.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova quatro projetos e uma moção de apelo
Resumo da 25ª Reunião Ordinária 07/07/2025
08 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais