Associação de moradores apresenta projeto de revitalização do Cascalho

CVP 102/2019
Representantes da Associação dos Moradores e Amigos da Praia Grande, Cascalho e Poá (AMAPG) apresentaram ao Legislativo Penhense o “Projeto Itapocoroy”, uma proposta urbanística para a revitalização da Praia do Cascalho e arredores.
Representantes da associação utilizaram o espaço na Tribuna Cidadã, na segunda-feira (9), para mostrar aos vereadores e à comunidade penhense o conceito que tem o apoio do Projeto Orla, da AMAPG e do Programa de Desenvolvimento Local (DEL).
Sérgio Machado, empresário da área de comunicação e marketing, conta que o projeto foi desenvolvido pelo arquiteto e urbanista Dalmo Vieira Filho que, voluntariamente, desenvolveu o conceito levando em consideração não apenas a questão ambiental, mas também o patrimônio histórico e cultural da região. “Este é um projeto que não tem dono. É feito de baixo para cima e, por isso, estamos aqui para pedir o apoio da Câmara de Vereadores para que possamos implementá-lo”, ressaltou Sérgio, que além de representante da AMAPG, participa do Programa DEL, do Comitê Gestor do Projeto Orla, do Conselho Municipal de Meio Ambiente e do Concidade.
Gilberto Manzoni, também da AMAPG, foi quem apresentou um resumo do projeto que trabalha com o conceito de “Paisagem cultural”, com propostas preliminares de revitalização da Praia do Cascalho até o trecho final da rua Elizabeth Konder Reis. “Tenham ciência que é um projeto de baixo custo e harmônico com o próprio lugar, valorizando toda a questão das embarcações que ali ficam e da cultura local”, afirma Manzoni.
O projeto vem sendo discutido desde 2014 e terá como próximo passo mais uma etapa de medições e levantamentos que serão feitos por Dalmo Vieira Filho com apoio da comunidade local, para que o projeto conceitual se torne um projeto executivo, respeitando o espaço ocupado pelos barcos dos pescadores artesanais que ficam no local, com instalação de deques de madeira e pisos permeáveis que facilitem a passagem dos pedestres sem causar danos ambientais.
Paisagem cultural
Estabelecido pela Unesco em 1992, o conceito de paisagem cultural é uma categoria de bem cultural definida pela interação entre as atividades humanas e o ambiente natural, onde surgem tradições e expressões culturais da sociedade que ali vive. “A ideia é que este projeto ajude a preservar a cultura dos pescadores artesanais, a cultura e a história local, ressaltando a identidade que a Armação do Itapocoroi tem”, considera Sérgio.
Os vereadores deram um retorno positivo ao primeiro contato com a proposta que depende de muitas mãos para ser desenvolvida de fato. “É muito importante preservar aquele local como marco zero da nossa cidade, respeitando a natureza, os pescadores, nossa história e cultura. A Câmara de Penha abraça esta causa juntamente com a AMAPG”, destaca o presidente do Legislativo Penhense, Everaldo Dal Posso (MDB).
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova quatro projetos e uma moção de apelo
Resumo da 25ª Reunião Ordinária 07/07/2025
08 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais