Legislativo concederá Título de Cidadão Honorário para o “Baiano”, da Armação

12 de dezembro de 2018
Legislativo concederá Título de Cidadão Honorário para o “Baiano”, da Armação

O Legislativo Penhense concederá na segunda-feira (17) o título de “Cidadão Honorário” ao senhor Djalma Januário Pereira, conhecido na comunidade penhense como “Baiano”. A iniciativa partiu do presidente da CVP, Isac Hamilton da Costa (PR), contando prontamente com o aval de todos os demais vereadores que assinam conjuntamente a autoria do Projeto de Resolução nº 02/2018. “O seu Baiano foi um dos primeiros a acreditar na nossa cidade, inicialmente no ramo da gastronomia e depois investindo na hotelaria. É um dos nossos pioneiros que, ao longo dos anos, foi construindo uma história em nossa comunidade”, ressalta o presidente do Legislativo Penhense.

Nascido no dia seis de junho de 1946 em Jacobina, no estado da Bahia, seu Baiano casou-se com Maria da Graça Celestino Pereira (a Dona Gracinha) no dia 9 de junho de 1973, com quem teve três filhos: Cristina, José Eduardo (in memorian) e Pedro Tadeu.

O empresário estabeleceu-se no bairro da Armação há 40 anos e, juntamente com sua esposa, inaugurou um restaurante que funcionou por três décadas, empregando diversos funcionários. Em 1995 Baiano foi parceiro na realização da 1ª Festa Nacional dos Frutos do Mar (que daria origem à tradicional Festa do Marisco), que aconteceu no Parque Beto Carrero Word. O evento foi organizado pela Prefeitura de Penha e a gastronomia foi por conta do Restaurante do Baiano. No ano de 2002, seu Baiano foi imperador da Festa do Divino Espírito Santo, comandando uma das celebrações religiosas mais importantes e tradicionais do Brasil.

Aos 72 anos, seu Baiano continua ativo na administração de sua pousada, no bairro da Armação, recebendo com muito carinho a homenagem da Câmara de Vereadores. “Para mim é uma grata surpresa receber esse título de Cidadão Honorário. É uma honra muito grande! Quero agradecer a todos que se empenharam neste trabalho e vou dedicar esse título aos penhenses, a toda a minha família e aos amigos também, porque sem os amigos você não chega a lugar nenhum”, afirma emocionado.

A Reunião Solene alusiva ao Título de Cidadão Honorário será realizada logo após a 46ª Reunião Ordinária, na segunda-feira (17), a partir das 20h, com transmissão ao vivo pela TV Câmara Online.