Bem-vindo a Penha! Cenário ideal para momentos de lazer, diversão e descanso. Localizada no litoral norte de Santa Catarina, conta com 19 belíssimas praias e com o maior parque multitemático da América Latina – o Beto Carrero World: um mundo mágico de entretenimento.

Destaca-se também a gastronomia típica, à base de frutos do mar, sendo que o município é um dos principais criadores de mariscos do país, o que pode ser conferido nos restaurantes, hotéis, pousadas e petiscarias, bem como nas diversas peixarias especializadas e distribuídas pela cidade.

A cultura açoriana está presente por toda a parte. Festas, dança, tradições e costumes simples do nosso povo, além do carisma característico de nossa gente que sempre recebe os turistas de braços abertos.

Cenários ecológicos de rara beleza e um lugar de tranquilidade peculiar são os destinos certos para férias ou finais de semana com a família ou com amigos. Quando o assunto é infraestrutura, a cidade está pronta para receber visitantes dos mais diversos lugares do país e do exterior. Hospedagem, gastronomia, lazer, compras, serviços de apoio são algumas das opções encontradas em Penha.

“De então guardo a mais violenta impressão, o da ponta de Itapocoroy, junto à velha armação para pesca da baleia, de que há restos ainda. Tentei descrevê-las nos meus Ceos e Terras do Brasil, mas quando releio as minhas páginas e comparo o que disse ao que vi, vem-me o sentimento de pequenez humana ante à grandeza divina. Que painel aquele!!! Quanta magnificência, serenidade e amplidão naqueles aspectos do oceano bravio, a açoutar os penhascos da Ponta Negra e da Vigia”. Fragmento de texto sobre Penha escrito pelo Visconde de Tauney em livro de 1926, no qual há relatos sobre os panoramas marítimos estupendos e inesquecíveis.

Conheça um pouco mais daquilo que pode ser descoberto em nosso município.

A CAPELA DE SÃO JOÃO BATISTA DO ITAPOCORÓI

Uma das primeiras igrejas construídas no Estado de Santa Catarina, considerada grande demais para os padrões na época de sua edificação. Em 1759, o pequeno povoado de Itapocorói já contava com um razoável número de moradores e, sentindo a necessidade de organizar a comunidade, Bento da Silva Veloso e Tomé da Silva, habitantes do local na época, dirigiram-se ao Bispo do Rio de Janeiro e pediram sua permissão para levantarem aqui uma capela.

A autorização foi assinada no dia 27 de abril de 1759, assim a igreja foi construída. Como diz Pedro Bersi em seu livro Mar e Sertão: construída em alvenaria de pedra ajuntada, com argamassa de cal do mar, barro e areia, a capela de São João foi erguida sobre uma pequena elevação junto à extremidade sul da enseada de Itapocorói; a fachada principal está voltada para o mar. A volta da capela descortina-se amplo adro gramado.

Pedro Bersi ainda destaca: linhas retas, ao estilo colonial da época, denotam o bom gosto arquitetônico empregado na construção da capela São João Batista no Arraial de Itapocorói, em 1759. A Clarabóia na parede frontal, os singelos adornos externos e o arco interior junto à nave principal imprimem leveza e personalidade à bicentenária construção. Quanto a material empregado no reboco das paredes pouco se sabe. Conchas de sambaqui, algumas ainda intactas, vieram à tona logo após o inesperado incêndio ocorrido em março de 2005. A cal do mar, ao contrário do óleo de baleia (produto extremamente caro na época) aparentemente foi o principal material empregado na argamassa das paredes de pedra bruta ajuntada. A própria igreja foi erguida sobre os restos de um imenso sambaqui.

São registros históricos e fragmentos de relatos que partem de historiadores e pesquisadores do nosso município como Telmo José Tomio, Claudio Bersi e Maria do Carmo Ramos Krieger e que aqui utilizamos para enobrecer e valorizar a comunidade da Armação do Itapocorói e de Penha por sua história, cultura e tradição.

FESTA DO DIVINO

Tida como uma das festas mais açoriana fora dos Açores, a Festa do Divino de Penha é carregada de tradições e de belezas ímpares. Quase bicentenária, em 2016 completa 180 anos de existência, ela é prestigiada por um número impressionante de pessoas que vem de diversos lugares. Peregrinação da Bandeira, Novenas, tríduo festivo, Casa do Império, Imperador e Imperatriz, Coroação, Cortejo Imperial, devoção e fé são elementos que, combinados com história e tradição, música antiga e muita simbologia fazem deste evento anual um marco histórico e patrimônio cultural do município de Penha.

PONTA DA VIGIA

Elevação que forma uma bela colina coberta de verde. Partindo de costões e rochedos, tendo um mar sempre bravio abaixo, a ponta da vigia tem esse nome por ser ali que os antigos avistavam as baleias entrando na enseada da Armação do Itapocorói, na época em que se praticava a pesca desse mamífero marinho. De seu cume, em dias de céu claro e aberto, é possível avistar a Serra do Mar e diversas cidades vizinhas. É um lugar privilegiado para se apreciar a natureza, fazer longas caminhadas ou andar de bicicleta.

PARQUE BETO CARRERO WORLD – DIVERSÃO PARA TODA FAMÍLIA

O Parque Beto Carrero World é um dos parques temáticos mais completos do mundo, com diversão garantida para todas as idades. Premiado pelo Travelers Choice como o melhor parque de diversões da América do Sul e classificado entre os 10 melhores do mundo. Criados em 2002, os Travellers' Choice são os prêmios máximos que o TripAdvisor pode conceder. Os únicos do setor de turismo baseados em milhares de avaliações e opiniões de viajantes do mundo todo, esses prêmios anuais refletem "o melhor dos melhores" em termos de serviço, qualidade e satisfação do cliente. Hotéis, acomodações, destinos, atrações e até mesmo marcas e produtos são avaliados e premiados pelo TripAdvisor.

Estrategicamente localizado em Penha o parque está rodeado pelo verde exuberante da Mata Atlântica e cercado pelas diversas praias que conferem à geografia um lugar único e profuso. Possui mais de 100 atrações divididas em nove áreas temáticas com brinquedos, shows e zoológico. Entre as principais atrações está a FireWhip, primeira montanha-russa invertida do Brasil com 700 metros de pura adrenalina, a quase 100km/h, num passeio radical sobre lagos e cachoeiras. A Big Tower é outro destaque onde o visitante despenca de uma altura de 100 metros.

O Zoológico possui mais de 1.000 animais entre mamíferos, aves e répteis, inclusive com espécies ameaçadas de extinção, como o tamanduá bandeira, ararajuba e o ganso do Havaí. No mundo Mágico das Aves, o visitante percorre uma trilha dentro do viveiro com cerca de 100 habitantes como tucanos, papagaios, Lóris, entre outros. Mais uma atração do Zoo é o Jardim Secreto – um espaço idealizado pelo próprio Beto Carrero – que guarda cinco exemplares dos raros leões brancos, que em 2015 procriaram e trouxeram Clara, a primeira da espécie nascida no Brasil, entre outros animais. Recentemente também nasceram no parque um filhote de girafa, um de tamanduá e dois de mico-leão-dourado, além de ovos de aves raras como Jacutingas, guarás, perdiesz e rosélas.

Por meio de parcerias internacionais, o Beto Carrero World apresenta o único show de carros no mundo com a temática da série velozes e furiosos da Universal Studios, com muitas emoções, manobras radicais com carros, motos e um caminhão. Em Velozes e Furiosos Show, a precisão e a audácia dos pilotos impressiona e enche os espectadores de adrenalina.

No Parque os visitantes podem conhecer ainda os personagens das produções Madagascar, Kung Fu Panda, Shrek e a dupla Megamente e Metro Man da DreamWorks Animation. Na área temética Madagascar, única do gênero na América Latina a diversão aventura-se num verdadeiro universo de águas, o Crazy River Adventure, onde os visitantes embarcam num passeio cheio de surpresas com Alex e toda a sua turma, sendo 700 metros de cascatas e corredeiras. É possível também apreciar o Madagascar Circus Show, belíssimo espetáculo com coreografias, números circenses, manobras radicais, saltos em cama elástica e acrobacias diversas, isso tudo mesclado com figurinos e produções impressionantes.

As opções de lazer, espetáculos e da mais pura diversão no Parque Beto Carrero World, em Penha, são muito mais e podem ser conferidas pelo endereço www.betocarrero.com.br.

A ILHA FEIA

Cercada de lendas como a da Caverna do Diabo, a ilha tem este nome injusto pelo fato de não possuir praias. Localizada entre os municípios de Penha e Balneário Piçarras é um bom ponto para mergulho, pesca e esportes náuticos. A Ilha Feia é um santuário natural de fragatas, grandes aves marinhas, que dão um verdadeiro espetáculo com suas revoadas, além de ser completamente ladeada de costões e coberta de mata nativa, nela não há nenhuma edificação humana.

PRAIAS

São 31Km de praias que agradam todos os sentidos. Elas são de águas tranquilas e que lembram uma piscina; paraísos para o surf; de areias finas brancas ou grossas, douradas ou vermelhas; há os costões onde a fúria do mar impressiona e também aquelas onde a natureza ainda está exuberante e intocada.

A extensa orla de Penha abriga lugares preciosos com praias para os mais diversos gostos. Dos que buscam descanso e sossego até os que gostam de esportes náuticos e radicais, de trilhas a pé pela mata costeira, ciclismo, vôo livre. As opções são inúmeras e distintas, com características que fazem de cada uma delas um lugar especial e inesquecível.

PRAIA ALEGRE

Próxima da SC 414, abriga o Portal Turístico de Penha. Com águas muito calmas é a preferida para famílias com crianças. É muito procurada para esportes náuticos, como o stand up paddle, pela sua localização protegida de correntes marítimas. Possui calçadão, ciclovia e petiscarias, além de ter o atracadouro, na foz do Rio Piçarras de onde partem veleiros e escunas com a proposta de passeios marítimos. A Praia Alegre inicia na foz do Rio Piçarras e termina na foz do Rio Iriri.

PRAIA DO BANANAL

Ponto de parada de lanchas e jetskis, a Praia do Bananal é uma pequena faixa de areia que fica entre rochedos. Proporciona belas vistas do fim de tarde e da Ilha Feia, sendo propícia para banho e pesca.

BACIA DA VOVÓ

Paradisíaca, bem de frente da Ilha Feia, esta praia é procurada por famílias e veranistas que procuram areia para tomar sol e águas cristalinas para um banho de mar. Nos seus limites encontram-se rochedos com sítios primitivos, ou Oficinas Líticas, com marcas deixadas por povos indígenas que viveram na região.

PRAIA DA SAUDADE

Conhecida também como prainha, faz divisa com a Bacia da Vovó e a Praia da Lola. Ótima para banhos de sol e de mar, tem águas muito claras e beleza única que se mistura ao fundo verde que a cerca. Autóctones dizem que este lugar tem seu nome em função de ser, antigamente, um local onde os pescadores iam para o mar e se despediam de suas famílias que ficavam chorando de saudade.

PRAIA DO QUILOMBO

É um conhecido recanto de surfistas, por suas ondas regulares e perfeitas para o esporte. Com suas belas águas a Praia do Quilombo é conhecida por ser um antigo reduto quilombola que deu lugar, hoje, para mansões e calçadas. A areia grossa, monazítica, é considerada terapêutica, porém propicia buracos pelas fortes correntes de retorno sendo preciso cautela e atenção para locais seguros para banhos.

PRAIA DA ARMAÇÃO

Entre as praias do Quilombo e da Fortaleza esta é a praia mais extensa e uma das mais conhecidas de Penha, em boa parte ocupada por mansões com saída na areia é a mais urbanizada do município. É propícia para a prática de esportes náuticos como vela e canoagem, também possui excelentes locais para banho com muita areia, águas claras e, também, para grandes caminhadas pela orla. Impressiona por sua beleza e tamanho, porém requer cuidados por ser mar aberto e local de muitas correntes marinhas de retorno.

PRAIA DA FORTALEZA

A rocha que emerge do mar lembrava aos antigos navegadores da região uma fortaleza, foi ela que batizou esta praia de águas tranquilas e claras entre a Armação e Manguinho. É própria para esportes náuticos e descanso.

PRAIA DO MANGUINHO

Local de venda de mariscos e sede de marinas, a Praia do Manguinho não é indicada para banhos por possuir areia lodosa, porém é utilizada para esportes náuticos.

PRAIA DA CANCELA

Entre as praias do Manguinho e do Trapiche, possui águas muito calmas e uma vista privilegiada da orla de Penha. Nela encontra-se uma praça com o famoso coreto e playground infantil é onde, também, inicia-se a região mais antiga do município onde a lugar começou a ser colonizado com a pesca da baleia.

PRAIA DO TRAPICHE ou ARMAÇÃO DO ITAPOCORÓI

É uma das mais procuradas, por suas águas calmas e pela rara e bela vista dos barcos de pesca artesanal, além do trapiche que é muito usado para a pesca, mergulhos e local perfeito para muitas fotografias. O por do sol que se avista a partir da Praia do Trapiche é um dos mais belos e surpreendentes que se pode ter o privilégio de ver, no local encontram-se diversas opções de restaurantes e petiscarias, um calçadão proporciona caminhadas descontraídas e despreocupadas. Ali há uma lei que proíbe subidas nas embarcações, uma medida para proteger os instrumentos de trabalho dos pecadores.

PRAIA DO CASCALHO

A partir da praia do Trapiche chega-se à Praia do Cascalho, pedregosa e que recebe com frequência a visita de tartarugas marinhas que ficam bem próximas da costa. No final dessa praia, numa região conhecida como Ponta da Cruz, existem sambaquis com registros dos primeiros habitantes e que viveram nesta área muito tempo antes dos colonizadores.

PRAIA DA PACIÊNCIA

Pequena em extensão, mas grande em belezas naturais. Localiza-se aos pés da Ponta da Vigia. Águas claríssimas fazem a alegria de banhistas e diversas trilhas pela mata levam a recantos e costões deslumbrantes. É muito procurada para pesca, esportes náuticos e não há acesso pavimentado, nem água encanada e energia elétrica instalados no local.

PRAIA GRANDE

Junto com a Praia do Poá e a Ponta da Vigia, suas vizinhas, forma um dos cenários mais espetaculares de Penha. Sempre com águas limpas, claras e constantes ondas fortes, o lugar se apresenta como perfeito para a prática do surfe, caminhadas, banhos de sol e mar. A região toda está localizada em mar aberto, portanto toda atenção às indicações de perigo é necessária por conta das correntes marítimas que são intensas.

PRAIA DO POÁ

Com trechos rochosos e outros com grandes extensões de areias, a Praia do Poá faz divisa com a Praia Grande e termina numa ponta onde inicia-se uma grande área de costões. Mar aberto e que requer atenção possui águas claras e diversas piscinas naturais, sendo propícia para banhos ou apenas descanso e caminhadas descontraídas.

PRAIA DE SÃO ROQUE

Com maré forte, costões e pequenas faixas de areia que aparecem apenas nas marés baixas, a Praia de São Roque não é indicada para banhos, porém possui uma beleza quase selvagem e perfeita para contemplação da natureza e da força do mar.

PRAIA VERMELHA

Tem esse nome em função da coloração avermelhada das areias em dias de chuva. É considerada uma das mais belas praias de Santa Catarina, de areias grossas, mar aberto, limpo e claro. O acesso a este lugar paradisíaco se dá apenas por uma estrada não pavimentada. A Praia Vermelha é contornada por uma exuberante morraria coberta pela mata impressiona pela beleza natural. É preciso atenção ao banhar-se no mar, pois a zona de arrebentação é violenta e possui muitas correntes que formam buracos. Há diversas outras praias no seu entorno que são acessíveis apenas pela areia ou por trilhas na mata. Nas trilhas pode-se apreciar na natureza, a fauna e flora do lugar, bem como nascentes e quedas d´água. Há um mirante, numa das montanhas, de onde se praticam vôos de parapente e se admira o nascer da lua cheia que nasce a partir do mar.

PRAIA DE SÃO MIGUEL ou PRAINHA

Na divisa com o município de Navegantes, a Praia de São Miguel, ou Prainha como é chamada pelos habitantes locais, é uma vila de pescadores artesanais. No lugar é possível adquirir frutos do mar frescos ou congelados. Possui águas calmas e vistas de Navegantes, Itajaí e Balneário Camboriú. A partir da sua ponta Norte pode-se acessar costões e rotas com rochedos deslumbrantes, locais procurados para pesca e por trilheiros que acessam recantos mais escondidos como as Praias do Monge e da Galheta que não possuem caminhos a não ser pelas trilhas pela mata.

Fonte de informações e textos:

Associação dos Hotéis, Restaurantes e Lazer de Penha – AHOREPE

Prefeitura Municipal de Penha – penha.sc.gov.br

Profª Maria do Carmos Ramos Krieger – Historiadora e Escritora de Penha

Prof. Telmo José Tomio – Genealogia e História

Cláudio Bersi de Souza – Escritor

Pedro Bersi – Escritor

Vilmar Carneiro – Jornalista

Aguarde