Seis projetos de lei são aprovados em plenário

Seis projetos de lei foram discutidos e aprovados durante a 17ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores de Penha, realizada na segunda-feira (14). O primeiro deles, de autoria da vereadora Regiane Aparecida Severino (MDB), foi o PLO nº 03/2018 que dispõe sobre a preferência na transferência de matrícula para os filhos de mulheres vítimas de violência doméstica nas creches e nas escolas do município. O projeto foi aprovado por unanimidade.
O PLO nº 06/2018, de autoria dos vereadores Luiz Américo Pereira (PSDB) e Maurício Olívio Brockveld (PROS), também foi aprovado por unanimidade. A proposta dos vereadores institui no município a “semana municipal de conscientização do autismo” e cria o “dia municipal do autista”, a ser comemorado no dia 2 de abril.
O objeto do projeto é transmitir informações sobre os direitos dos autistas, promovendo a interação dos familiares dos autistas com a sociedade, desmitificando as barreiras e combatendo o preconceito. Para se tornar lei de fato, o projeto precisa ser sancionado pelo prefeito.
A violência e o abuso sexual contra crianças e adolescentes também foi tema de debate durante a 17ª Reunião Ordinária. O Projeto de Lei Ordinária nº 07/2018, do vereador Maurício Brockveld, foi aprovado por unanimidade, instituindo no no município o “dia municipal de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes” e também a “semana municipal de conscientização e prevenção de violência e combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes”. Com a aprovação, agora a proposta segue para a sanção do prefeito.
O vereador Antônio Alfredo Cordeiro Filho (DEM) também teve um projeto de sua autoria discutido e votado. O PLO nº 09/2018 dispõe sobre a inauguração e/ou entrega de obras públicas inacabadas ou que não estejam em condições de atender aos fins a que se destinam foi aprovado por unanimidade. O objetivo do projeto é, segundo o autor da proposta, resguardar o interesse público, vedando a prática de entrega de obras inacabadas ou sem condições de atender as suas finalidades, evitando também os prejuízos ao erário público. O PLO nº 09/2018 agora segue para a sanção do prefeito.
De autoria do Executivo, o PLO nº 50/2017 foi aprovado com duas abstenções – dos vereadores Luiz Américo (PSDB) e Silas Antonietti (PSD). O projeto autoriza o município a receber em dação de pagamento um imóvel na praia de São Miguel, pelo valor de aproximadamente R$ 137 mil.
Outro projeto aprovado foi o PLC nº 03/2018, do Executivo. A lei complementar altera o anexo I – parâmetros urbanísticos pra a ocupação do solo nas macrozonas, zonas, setores e eixos do Plano Diretor do município de Penha (instituído pela Lei Complementar nº 02/2007).
Por motivos de saúde, o vereador Joaquim Costa Jr (PP) não se fez presente durante a 17ª Reunião Ordinária.
Moção de aplausos
Os vereadores aprovaram por unanimidade a moção de aplausos nº 17/2018, de autoria de Jesuel Francisco Capela (PSDB). A moção é destinada aos policiais militares da 3ª Região, que foram promovidos e condecorados com medalhas de tempo de serviço e brasão de mérito pessoal.
Autor: Victor Miranda
Veja também
-
Câmara de Penha realiza o 1º Seminário Interno
Evento foi promovido pela Escola Legislativa Popular com os servidores da Casa
10 de julho de 2025 ver mais -
Solenidade celebra os 67 anos de emancipação de Penha
Evento será realizado pela Câmara de Vereadores na próxima terça-feira (15)
10 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha realiza solenidade para entrega de Título de Cidadão Honorário
Decreto legislativo que homenageia Ivan Naatz teve apoio de todos os vereadores
09 de julho de 2025 ver mais