Procuradoria da Mulher apoia programa de combate à violência

05 de abril de 2018
Procuradoria da Mulher apoia programa de combate à violência

A violência contra a mulher é um problema a ser enfrentado diariamente em nossa sociedade. Programas como o “Mulher, viver sem violência” desenvolvido pela Coordenadoria da Mulher, vinculada à Secretaria de Estado da Assistência Social de Santa Catarina, em parceria com os municípios, são iniciativas que visam encarar a triste realidade enfrentada por muitas mulheres que muitas vezes não sabem a quem recorrer.

Com apoio da Procuradoria Especial da Mulher (órgão criado no âmbito da Câmara de Vereadores de Penha), do Sesc e da Prefeitura Municipal – através da Secretaria de Assistência Social e de Saúde, o projeto esteve no município de Penha na quinta-feira (5) nos bairros do Mariscal, no período da manhã, e também no bairro Nossa Senhora de Fátima, no entorno do Ginásio do Sesc, no período da tarde.  

Através do Ônibus Lilás, veículo itinerante equipado para prestar orientações sobre os direitos da mulher e violência doméstica, dezenas de mulheres penhenses foram atendidas. Na oportunidade, a procuradora especial da mulher, a vereadora Regiane Severino e a vereadora Maria Juraci Alexandrino (procuradora-adjunta), juntamente com a servidora do Legislativo Penhense, Ivana da Costa, divulgaram o trabalho desenvolvido pela Procuradoria, no sentido de garantir a proteção dos direitos das mulheres, principalmente contra a violência e a discriminação. “Foi um trabalho muito produtivo. Além da conscientização das mulheres, muitos serviços foram prestados, com a realização de exames preventivos, aferição de pressão, exame para diagnóstico de diabetes, entre outros”, explica a procuradora Regiane.

Edésio Marcelino, gerente de políticas sociais da ADR-Itajaí, um dos coordenadores da ação, considera que o projeto tem sido um sucesso na região, já tendo passado pelos municípios de Itajaí, Porto Belo e Bombinhas. “Muitas vezes a mulher sente vergonha de procurar as autoridades para denunciar situações de abuso e violência. Com o ônibus, que é dividido em salas isoladas, a mulher se sente mais encorajada, reforçando os programas já existentes de apoio à mulher”, explica Edésio.

Com apoio do Sesc, as crianças da comunidade penhense também tiveram diversas atividades. “Temos uma parceria com a prefeitura, onde realizamos essas ações de recreação e lazer com os nossos profissionais de educação física, onde disponibilizamos cama elástica, piscina de bolinhas, o parquinho e as atividades esportivas em nossa quadra”, explica Greice Cristina Guimarães, técnica de atividades do Sesc.

Procuradoria Especial da Mulher

A Procuradoria Especial da Mulher foi criada em 2017 no âmbito da Câmara de Vereadores de Penha com o objetivo de garantir a proteção dos direitos das mulheres. O órgão promove diversas atividades, seminários e palestras sobre temas relacionados às mulheres, como saúde, participação política, empoderamento, violência contra a mulher, entre outros.

Fotos

Autor: Victor Miranda

Download das fotos em alta resolução

Veja também

Aguarde