Servidor da Prefeitura presta depoimento na CPI do INSS

Na manhã de segunda-feira (19) o contador efetivo da Prefeitura de Penha, Almir Rogério dos Santos, prestou seu depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a dívida do município com o INSS. O segundo depoente da CPI trabalha na administração municipal desde 1993, em 2007 fez novo concurso público e ingressou no serviço público municipal como contador. Almir confirmou que de fato existe uma dívida do município que pode ultrapassar os R$ 50 milhões, valores que chegaram a esse patamar em função de multas e correções, e que se deve ao fato do município ter feito compensações de maneira inadequada – o que originou seis processos. “Para o INSS, não basta você compensar valores. Você tem que dizer para a Receita Federal do que se tratam esses valores. Uma das alegações para o indeferimento das compensações foi esse...Não basta compensar, tem que alegar do que se tratou aquele valor compensado e isso deve ser homologado. Daí é que eles vão confirmar a legalidade daquela compensação ou não”, ressalta o contador.
No entanto, Almir ressaltou que a Receita Federal acatou parcialmente as compensações feitas pelo município entre os anos de 2010 e 2013. “No entendimento do administrativo da Receita, esse reconhecimento dos valores compensados existiu parcialmente. A princípio, foi deduzido do valor que o INSS nos cobra hoje”, ressalta o servidor.
Além da dívida milionária com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o relatório preliminar da CPI também questiona a contratação da Pública - Consultoria e Desenvolvimento Profissional LTDA, empresa sediada em Blumenau. A empresa de consultoria foi contratada na gestão anterior (de 2010 a 2013) e recebeu dos cofres públicos cerca de R$ 1,6 milhão para representar o município.
No dia 20 de fevereiro, o contador da prefeitura Agairto Tachini Schneider foi o primeiro a depor para a CPI, confirmando que a dívida existiria de fato, considerando-se correção monetária e multas decorrentes do não pagamento dos valores devidos ao INSS.
Os membros da comissão deverão se reunir nos próximos dias para deliberar a respeito do prosseguimento da CPI. “Eu vou convocar uma reunião interna com os demais membros da comissão para que possamos definir os próximos passos e as próximas oitivas, para que assim possamos concluir o nosso trabalho”, ressalta o vereador Silas Renato Antonietti (PSD), presidente da CPI.
Presidida por Silas, a CPI conta com a relatoria de Maurício Brockveld (PROS), tendo ainda como membros os vereadores Jesuel Francisco Capela (PSDB), Antônio Alfredo Cordeiro Filho (DEM) e Everaldo Dal Posso (PMDB).
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais