Diretor da Águas de Penha quer “soma de esforços” para liberação de licenças

06 de março de 2018
Diretor da Águas de Penha quer “soma de esforços” para liberação de licenças

A presença do diretor presidente da concessionária Águas de Penha foi um dos destaques da 7ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores de Penha, na noite de segunda-feira (5). Ricardo Miranda, atendendo a um requerimento do Legislativo Penhense, usou a tribuna para dar explicações sobre o andamento das obras e investimentos da empresa no município.

Ricardo disse que a Águas de Penha está tomando todas as providências para fazer a implantação do investimento em 2018 e para que o município tenha autossuficiência na produção de água. No entanto, o grande problema é o licenciamento ambiental e os documentos dos municípios envolvidos para que as obras tenham início. “Não é só a Fatma [Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina]. Precisamos de algumas outras autorizações dos municípios envolvidos nessa obra, seja porque passa adutora ou porque no município ocorre a captação de água”.

No município de Luiz Alves será feita a instalação de equipamentos em uma área privada, indenizada pela concessionária, para a captação de água bruta, sendo que o documento de outorga para a capitação depende também da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável – que já sinalizou de forma positiva.

Os 20 quilômetros de adutora que serão instaladas envolvem também os municípios de Navegantes e Balneário Piçarras. “Piçarras se sensibilizou com a cidade de Penha e já nos deu a autorização. O que está pendente agora é a autorização do município de Navegantes que, eu acredito, não tem porque criar empecilhos”, ressalta o diretor da empresa.

Ricardo finalizou sua fala sugerindo que os poderes Executivo e Legislativo do município somem esforços juntamente com a Águas de Penha para que a liberação dos documentos saia o quanto antes, para que a concessionária possa assim dar início às obras.

Ordem do dia

Um projeto de lei ordinária, de autoria do Executivo, e duas moções de aplausos foram aprovadas durante a 7ª Reunião Ordinária. O PLO nº 4/2017, que “institui o programa municipal de incentivo às organizações sociais” foi aprovado por unanimidade.

Também foram discutidas e aprovadas a moção de aplausos nº 3/2018, que homenageia o pastor Amauri Geraldo e também a moção de aplausos nº 4/2018 para a professora, escritora e pesquisadora Maria do Carmo Krueger, que acaba de lançar o livro “Penha: Relicário do Divino”.

A 8ª Reunião Ordinária será realizada na próxima segunda-feira (12). Logo após, o Legislativo Penhense inicia a solenidade alusiva ao Dia Internacional da Mulher, com a presença de 12 mulheres que serão homenageadas pela CVP.

Pauta