Contador da prefeitura presta depoimento em CPI do INSS

20 de fevereiro de 2018
Contador da prefeitura presta depoimento em CPI do INSS

Servidor da prefeitura de Penha há 31 anos, o contador Agairto Tachini Schneider foi o primeiro a depor na CPI do INSS. A Comissão Parlamentar de Inquérito instaurada para investigar a dívida de R$ 51,5 milhões contraída pelo município com o Instituto Nacional do Seguro Social, ouviu o contador na manhã de terça-feira (20), no Plenário Expedicionário Tenente Milton Fonseca, na sede do Legislativo Penhense.

Schneider foi questionado durante cerca de 40 minutos sobre as compensações realizadas pelo município e também sobre a contratação da empresa Pública Consultoria e Desenvolvimento Profissional que prestou assessoria para o município – serviço que custou aos cofres públicos municipais cerca de R$ 1,7 milhão.

O contador explica que o município está recorrendo judicialmente da dívida que pode comprometer absurdamente as finanças de Penha. “Nós vamos fazer todo um levantamento do valor dessa dívida, como já foi feito, e a administração vai tentar recorrer, porque o valor é muito alto para o município. E as condições que a Receita (Federal) apresenta para parcelamento podem inviabilizar nosso orçamento”, alerta Agairto.

Próximos passos

Presidida pelo vereador Silas Renato Antonietti (PSD), a CPI agora deve convocar outro contador efetivo da administração municipal: Almir Rogério dos Santos. A oitiva com o servidor está marcada para o dia 12 de março, às 9h30, na sede da CVP.

Posteriormente, a comissão deve convocar para depor os representantes da empresa Pública Consultoria e também o ex-prefeito Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB). “A partir do depoimento do Almir, vamos chamar a empresa Pública e também o ex-chefe do executivo que têm responsabilidade direta nesta questão. Queremos saber como que nós chegamos nesta situação”, afirma Silas.

Além de Silas, integram a CPI o relator Maurício Brockveld (PROS), Jesuel Francisco Capela (PSDB), Antônio Alfredo Cordeiro Filho (DEM) e Everaldo Dal Posso (PMDB).

O presidente do Legislativo Penhense, Isac Hamilton da Costa (PR) e os vereadores Luiz Américo Pereira (PSDB) e Maria Juraci Alexandrino (PMDB) também acompanharam a oitiva na manhã de terça-feira.