Colegiado Regional de Cultura se reúne no Legislativo Penhense

16 de novembro de 2017
Colegiado Regional de Cultura se reúne no Legislativo Penhense

A Câmara de Vereadores de Penha recebeu, na tarde de terça-feira (14), o Colegiado Regional de Cultura da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI). Além dos membros do colegiado, participaram da reunião representantes do Departamento de Cultura de Penha e a presidente do Legislativo Penhense, Maria Juraci Alexandrino (PMDB), anfitriã do encontro.

A reunião teve o objetivo de propor estratégias de gestão para o município de Penha, que ainda não desenvolve as políticas públicas na área da Cultura, previstas pelo Sistema Nacional de Cultura e pelo Plano Nacional de Cultura. “Nosso objetivo, enquanto colegiado, é verificar as fragilidades dos municípios na área da Cultura e, a partir disso, propor estratégias de gestão e de políticas públicas”, ressalta Nívea Maria da Silva Bücker, presidente do Colegiado de Cultura da Amfri, presidente do Conselho dos Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (CONGESC), conselheira estadual de Cultura e presidente da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas.

Nívea e os demais membros do colegiado ressaltaram durante o encontro a importância de se criar uma fundação para que as políticas públicas na área da Cultura possam ser desenvolvidas de forma autônoma, uma vez que atualmente a Cultura é atrelada à Secretaria Municipal de Educação.

Entre os membros do colegiado, também estavam presentes a coordenadora Jeanete Fagundes Simas, a presidente da Fundação Municipal de Cultura de Porto Belo e vice-presidente do colegiado, Cristiani de Jesus, o diretor da Fundação de Cultura de Porto Belo, Josimar José e a diretora de Cultura de Balneário Piçarras, Silvana Rebello.

Representando o Departamento de Cultura, se fizeram presentes o coordenador Eduardo Bajara Souza e o professor Roberto Leite que apontaram as dificuldades enfrentadas e possíveis soluções para a área cultural no município. A principal deliberação da reunião foi o agendamento para a realização do Fórum Municipal de Cultura em março do próximo ano, além do compromisso do Legislativo Municipal de promover a discussão quanto a criação de uma Fundação, bem como o Conselho de Cultura. “Vamos lutar, através do Poder Legislativo, para que possamos criar a nossa Fundação Cultural, criar o Conselho Municipal de Cultura, implementando essas políticas públicas tão importantes para a nossa comunidade”, garantiu Juraci.