Reunião solene marca a instalação da Procuradoria Especial da Mulher

Está quase tudo pronto para o início de um projeto pioneiro no Estado de Santa Catarina. A Câmara de Vereadores de Penha realiza nesta quinta-feira (19), às 19 horas, a solenidade de instalação da Procuradoria Especial da Mulher no âmbito do Legislativo Municipal.
A Resolução nº 35/2017, aprovada em junho deste ano, contou com o apoio de todos os vereadores, criando a Procuradoria com o objetivo de contribuir para a garantia dos direitos das mulheres, principalmente contra a violência e a discriminação. “Através da Procuradoria, podemos promover seminários, palestras sobre saúde e violência contra a mulher, entre outros temas. E também queremos trazer as mulheres para o parlamento, para que elas participem efetivamente da vida pública”, ressalta Maria Juraci Alexandrino (PMDB), presidente do Legislativo Penhense e autora do projeto de resolução.
Durante a solenidade, Regiane Severino (PMDB) será empossada como a primeira procuradora da mulher. A vereadora se diz muito feliz com a oportunidade e acredita que o projeto representa um avanço para as mulheres penhenses. “É mais uma iniciativa em favor das mulheres, contra a violência e contra a desigualdade. Para isso contamos com várias parcerias: Secretaria de Ação Social, as polícias, o poder judiciário, entre outros”, lembra Regiane.
Além de Regiane, os vereadores Maurício da Costa (PMDB) e Jesuel Francisco Capela (PSDB) serão nomeados procuradores adjuntos.
A proposta originou-se de um compromisso firmado em solenidade alusiva ao Dia Internacional da Mulher, no dia oito de março deste ano, ocasião em que foram debatidos temas como políticas públicas, discriminação e violência contra as mulheres.
Mesa redonda
Um dos destaques da solenidade será a promoção de uma mesa redonda com a participação de diversas autoridades já confirmadas. Entre elas a deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC), procuradora da mulher na Câmara Federal e também Rita Polli Rebelo, coordenadora da PEM no Senado (representando a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que é a procuradora da mulher no Senado Federal).
Também participam da mesa redonda a juíza Regina Aparecida Soares Ferreira, da Comarca de Balneário Piçarras, Aretuza Larroyd, coordenadora estadual da mulher, Carmem Diva Ladevig Pereira, presidente da 42ª Subseção de Balneário Piçarras da OAB e Elisama de Freitas Schulle, secretária municipal de Saúde.
Autor: Victor Miranda
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais