Vereadores mirins participam de mais um encontro de formação

11 de outubro de 2017
Vereadores mirins participam de mais um encontro de formação

CVP 90/2017

Na tarde de terça-feira (10) os vereadores mirins do Legislativo Penhense participaram de mais um encontro de formação. Em um trabalho coordenado por servidores da CVP, os jovens parlamentares fizeram uma avaliação das proposições apresentadas nas duas primeiras reuniões ordinárias realizadas até o momento, na Legislatura 2017.

As leis da Transparência e de Acesso à Informação também foram tema do encontro. Os vereadores mirins aprenderam um pouco mais sobre como obter informações públicas conforme o que está previsto na legislação brasileira, utilizando-se de ferramentas fundamentais para o exercício da atividade parlamentar.

Outro destaque do encontro de formação foram as discussões sobre a elaboração de projetos de lei, partindo do princípio da constitucionalidade, do processo legislativo e da identificação de demandas do município. Até o fim da legislatura, no mês de dezembro, os vereadores mirins devem apresentar, discutir e votar pelo menos um projeto de lei, passando pelos mesmos trâmites dos projetos discutidos pelos vereadores adultos.

Falar em público é uma atividade corriqueira na vida de qualquer parlamentar. Não é diferente com os vereadores mirins. Por isso a oratória foi o último tópico do encontro de terça-feira. Os jovens assistiram um vídeo com dicas e técnicas para fazer discursos e falar em público. Logo em seguida avaliaram a sua evolução desde o início do programa Câmara Mirim 2017.

Próximas atividades

O próximo encontro dos vereadores mirins ocorrerá no dia 25 de outubro, às 15 horas, quando será realizada a 3ª Reunião Ordinária da Câmara Mirim 2017. As reuniões são transmitidas ao vivo pela TV Câmara Online diretamente do Plenário Expedicionário Tenente Milton Fonseca.

No dia 7 de novembro, os jovens vereadores terão mais um encontro de formação, durante todo o dia na CVP. Dessa vez, o curso será ministrado pela equipe da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) que virá especialmente para realizar a atividade do Programa Câmara Mirim de Penha.