Vereadores mirins participam de encontro em Florianópolis

14 de setembro de 2017
Vereadores mirins participam de encontro em Florianópolis

Cerca de 500 jovens reunidos em um grande evento. Entre eles estavam os vereadores mirins do município de Penha, em uma atividade realizada no Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), nos períodos da manhã e da tarde desta quarta-feira (13).

O VIII Encontro de Vereadores Mirins teve uma programação toda voltada para os jovens parlamentares, organizada pela Escola do Legislativo. Na abertura do evento várias autoridades se fizeram presentes, com destaque para os presidentes das câmaras mirins de Blumenau – a primeira a ser implantada em Santa Catarina e também do município de Salete, que foi a última câmara mirim instalada no estado.

A palestra do período da manhã, intitulada “Sim, nós podemos fazer!”, foi ministrada por Israel Rocha Borba, jovem embaixador do Brasil, coordenador do Programa Líderes do Amanhã SC e do Grupo Jovem São Sebastião.

No período da tarde, a coordenadora do Núcleo de Educação para a Cidadania, da Escola do Legislativo “Deputado Lício Mauro da Silveira”, Alcilea Medeiros Cardoso, apresentou a nova logomarca do Programa Câmara Mirim.

Logo em seguida, os vereadores mirins prestigiaram a palestra “A importância da referência”, com o rapper Fábio Brazza. Poeta, músico e improvisador, Brazza contou sua trajetória como artista, do hábito da leitura que cultivou desde pequeno por influência de seu avô, do sonho de ser jogador de futebol e de seu desempenho na escola, levantando o público com seus versos e improvisações.

“Estamos muito felizes com a participação de 34 câmaras mirins de todo o estado na oitava edição deste encontro. Hoje temos em Santa Catarina 68 câmaras desenvolvendo o programa que é muito importante para a formação cidadã destas crianças e adolescentes”, ressalta Marlene Flenger, coordenadora da Escola do Legislativo.

O vereador mirim João Marco Pereira, representante da Apae de Penha, gostou muito das palestras e enfatizou o depoimento de Israel Borba, o primeiro palestrante que falou sobre todas as dificuldades que passou para conseguir seus objetivos. “A história dele é muito legal. O pai dele era surdo, trabalhava como pedreiro, perdeu os dedos de uma mão, e mesmo assim ele conseguiu superar todas as dificuldades”, lembra João.

Conhecendo a Alesc

Após o término do encontro, os vereadores mirins de Penha tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura da Alesc, com destaque para o Plenário, onde os deputados estaduais se reúnem e discutem os projetos que tramitam no Legislativo Catarinense.

Em seguida, a Câmara Mirim de Penha visitou o gabinete da deputada estadual Dirce Heiderscheidt (PMDB). A parlamentar recebeu os jovens penhenses acompanhada pela presidente da Câmara de Vereadores de Penha, Maria Juraci Alexandrino (PMDB).