Resumo da 31ª Reunião Ordinária

05 de setembro de 2017
Resumo da 31ª Reunião Ordinária

Os 25 anos de atividades da APAE de Penha, o Turismo e a participação da mulher na política foram os destaques da 31ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores de Penha, realizada na noite de segunda-feira (4).

Aprovada por unanimidade, a moção nº 39/2017, de autoria conjunta dos 11 vereadores, concedeu moção de aplausos para a Escola Especial Henny Coelho, a APAE de Penha, pelos 25 anos de compromisso e responsabilidade no atendimento às crianças e adultos com necessidades especiais. A coordenadora da APAE, professora Jaqueline Ferreira, e a presidente da entidade, Eudes Zanin, se fizeram presentes e receberam, ao final da reunião ordinária, um certificado das mãos da presidente do Legislativo Penhense, Maria Juraci Alexandrino (PMDB).

A moção nº 40/2017, de autoria do vereador Jesuel Francisco Capela (PSDB), homenageia os organizadores da 6ª edição do Beto Carrero Meeting, evento voltado para o Turismo, que teve como destaque o lançamento da campanha “O Sul é Meu Destino”, apresentada pelo ministro do Turismo, Marx Beltrão.

A terceira moção aprovada na noite, de nº 41/2017, é de autoria das vereadoras Maria Juraci Alexandrino e Regiane Aparecida Severino, ambas do PMDB. As vereadoras propuseram a moção de apoio para a PEC 134/2015, que trata da reserva de vagas para cada gênero nas casas legislativas de todas as esferas: federal, estaduais e municipais, promovendo assim a equidade de gênero na política, considerando-se a grande disparidade de espaço entre homens e mulheres no Congresso Nacional, nas assembleias legislativas dos estados e também nas câmaras de vereadores.

A desigualdade entre homens e mulheres no que tange à participação política também é flagrante no município de Penha. Em quase seis décadas de emancipação política, apenas cinco mulheres ocuparam uma cadeira no Legislativo Penhense.

Ainda na pauta da 31ª Reunião Ordinária, os vereadores apresentaram 15 indicações e cinco pedidos de informação para o Executivo. Após a ordem do dia, todos os presentes se posicionaram para a execução do Hino da Independência, em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, comemorado no dia 7 de setembro.