Programa Câmara Mirim realiza primeira reunião ordinária

28 de agosto de 2017
Programa Câmara Mirim realiza primeira reunião ordinária

O Programa Câmara Mirim realiza na quarta-feira (30), às 15 horas, a 1ª Reunião Ordinária de 2017. Nesta oportunidade, os 11 representantes das escolas de Penha poderão apresentar indicações, pedidos de informação, moções e projetos que podem trazer melhorias para toda a comunidade em que estão inseridos.

Além de alunos das escolas da rede pública e particular de Penha convidados para prestigiar o evento da Câmara Mirim no Plenário Expedicionário Tenente Milton Fonseca,  as reuniões ordinárias mirins também são acompanhadas pelo público pela internet, em transmissão ao vivo pela TV Câmara Online, disponível no site www.cvp.sc.gov.br.

As eleições para a Legislatura Mirim 2017 foram realizadas em julho deste ano. Desde então os jovens parlamentares foram diplomados (em cerimônia realizada pela CVP que comemorou o aniversário do município), tomaram posse em solenidade realizada no dia 9 de agosto e já participaram de dois cursos de formação, em um trabalho realizado pela equipe do Legislativo Penhense com apoio da Escola do Legislativo de Santa Catarina.

No dia 22 de agosto os vereadores mirins definiram as comissões legislativas e receberam formação sobre processo legislativo, compreendendo melhor o que são as proposições, indicações, pedidos de informação, moções, e ainda puderam esclarecer dúvidas sobre o trâmite dos projetos de lei.

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

A Câmara Mirim de Penha também participou de uma atividade muito especial na semana passada. De 21 a 28 de agosto, a Apae de Penha comemorou a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência com uma série de atividades. Na quinta-feira (24), a escola realizou uma gincana com o objetivo de promover a interação entre a comunidade e os alunos da escola.

Alguns vereadores mirins participaram do evento, com destaque para João Marco Pereira e a suplente Aline Cristina Novitski, alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae, que pela primeira vez participa do Programa Câmara Mirim de Penha. Também se fizeram presentes os vereadores mirins Ryan Alex Vitorino (EJA), Guilherme Motta Iguinacio (Escola José Antônio Pinto) e Gabriel Libório (Escola Manoel Henrique de Assis).

“Foi super legal. Todos os vereadores mirins interagiram e participaram efetivamente do evento, com diversas atividades recreativas: dança da cadeira, corrida do saco, grito de guerra etc”, explica Surama Anacleto, professora da escola especial.