Vereadores mirins tomam posse e elegem mesa diretora
Familiares, professores e diversas autoridades prestigiaram a solenidade de posse dos vereadores mirins eleitos para a legislatura de 2017. O evento foi realizado na noite de quarta-feira (9) na sede da Câmara de Vereadores de Penha.
A presidente do Legislativo Penhense, vereadora Maria Juraci Alexandrino (PMDB), deu início às atividades, convidando a secretária municipal de Educação, Suselli Anacleto Batista, para compor a mesa. Em seguida foram convidados dois vereadores mirins eleitos: Andrew Valente Nilsen, da Escola Básica Municipal João Batista da Cruz, presidiu a solenidade, sendo secretariado por João Marco Pereira, vereador mirim eleito pela APAE de Penha.
Os 11 jovens parlamentares eleitos fizeram o juramento e assinaram o termo de posse. Logo em seguida, teve início a eleição para a mesa diretora, com duas chapas inscritas. Por sete votos a quatro, a chapa 1 foi eleita com a seguinte composição: Maria Julia Porto Neumann (presidente), Sabrina Eduarda Ferreira (vice-presidente), Gabriel Libório (1º secretário) e Yasmin Aragão Custódio (2ª secretária).
A nova presidente da Câmara Mirim ressaltou que está disposta a encarar o nosso desafio. "Minha expectativa é poder fazer mais por nosso município. Como presidente da câmara me comprometo a participar, instruir e ajudar para que as coisas tenham sempre a melhor solução. Junto com os outros vereadores vou fazer a diferença, afinal somos o futuro da nossa política", afirma Maria Julia.
Logo em seguida, casa vereador mirim fez o seu primeiro pronunciamento, mostrando desenvoltura e vontade de contribuir com a comunidade penhense junto ao Legislativo. “Foi emocionante acompanhar a posse dos vereadores mirins e perceber na fala deles muita autonomia, desprendimento, confiança e crença no discurso de cada um. Vejo que o programa, através dos cursos de oratória, cidadania e ética, pode contribuir e muito para a formação deles”, ressalta Juraci.
A presidente do Legislativo ressaltou a importância da parceria com a Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (através dos cursos de formação) e também do apoio da Secretaria Municipal de Educação, das escolas estaduais, municipais e particulares de Penha.
Até o final do ano, os vereadores mirins terão ao menos dois encontros por mês, sendo cinco reuniões ordinárias, intercaladas por quatro cursos de formação.
Vereadores mirins eleitos em 2017:
Andrew Valente Nilsen – E.B.M. João Batista da Cruz
Gabriel Libório – E.E.B. Manoel Henrique de Assis
Guilherme Motta Iguinacio – E.B.M. João Antônio Pinto
João Marco Pereira – APAE
Lucas André Antonietti – E.B.M. Rubens João de Souza
Maria Julia Porto Neumann – E.E.B. Manoel Henrique de Assis
Ryan Alex Vitorino – E.J.A. – Escola Municipal Educação de Jovens e Adultos
Sabrina Eduarda Ferreira – E.E.B. Profº João Batista Paiva
Victor Busnardi Cordeiro – E.E.B. Antônio Rocha de Andrade
Vitor Hugo da Silva – E.E.B. Profª Edith Prates Gonçalves
Yasmim Aragão Custódio – Centro Educacional Peter Pan
Autor: Victor Miranda
Veja também
-
Reuniões das comissões permanentes serão transmitidas ao vivo
Câmara de Penha aprova quatro projetos de lei
19 de novembro de 2024 ver mais -
Comissão de Finanças e Orçamento avalia projeto da LOA 2025
Equipe da Prefeitura de Penha estima orçamento de R$ 239 milhões para o próximo ano
18 de novembro de 2024 ver mais -
Câmara de Penha aprova projeto que institui a Escola Legislativa Popular
Resumo da 41ª Reunião Ordinária 11/11/2024
12 de novembro de 2024 ver mais