Legislativo recebe representantes da empresa Águas de Penha
CVP 55/2017
Na segunda-feira (3), representantes da empresa Águas de Penha utilizaram a tribuna durante a 24ª Reunião Ordinária para esclarecer dúvidas sobre a concessionária responsável pelo saneamento básico do município, em um contrato de 35 anos firmado com o município. O diretor presidente Ricardo Miranda, o supervisor do sistema de águas, Cristiano Galvão, e o gerente comercial Celmo Barbosa, se fizeram presentes atendendo a um requerimento dos parlamentares para que a empresa esclarecesse várias reclamações e dúvidas da comunidade penhense.
Após a fala de Miranda, os vereadores fizeram várias perguntas relacionadas ao contrato de concessão e também sobre aspectos técnicos e operacionais dos serviços prestados pela empresa, antecipando assuntos que serão debatidos na próxima semana, quando o Legislativo Penhense realizará uma audiência pública para tratar de saneamento básico no município. Organizada pelas comissões legislativas de Constituição, Justiça e Redação Final e de Assuntos Gerais, a audiência será realizada no dia 12 de julho, às 19 horas, no Plenário Expedicionário Tenente Milton Fonseca, sede da CVP.
Prefeito na Câmara
Com solicitação do líder do governo na Câmara, vereador Isac Hamilton da Costa (PR), o prefeito Aquiles da Costa (PMDB) também utilizou a tribuna para falar da questão polêmica entre os bombeiros militares e bombeiros voluntários no município de Penha. O chefe do Poder Executivo destacou que é muito importante para o município a vinda de uma unidade dos bombeiros militares para que Penha consiga mais recursos e infraestrutura, mas destacou a importância do trabalho que os bombeiros voluntários têm desenvolvido na cidade. O chefe do Executivo considera que há espaço para que as duas corporações atuem no município e que uma coisa não interfere na outra.
Costa também aproveitou a presença dos representantes da Águas de Penha para falar do contrato de concessão. O alcaide considera que existem dois caminhos para o impasse que o município vive com relação ao saneamento básico: “repactuar esse contrato ou tentar quebrar o contrato judicialmente”, afirma Aquiles.
Ordem do dia
Na ordem do dia da 24ª Reunião Ordinária, o plenário aprovou por unanimidade duas moções de aplausos. Uma para o Parque Beto Carrero World (moção nº 32/2017), de autoria do vereador Jesuel Francisco Capela (PSDB), e outra para a senhora Laura Rodrigues Cunha (moção nº 33/2017) de autoria dos vereadores Everaldo Dal Posso (PMDB) e Maria Juraci Alexandrino (PMDB). Professora de culinária da Secretaria Municipal de Assistência Social na “Escola Zilda Luck Silveira”, dona Laura ministra cursos para homens e mulheres, capacitando dezenas de profissionais para o mercado de trabalho.
Outro destaque da ordem do dia foi a aprovação do requerimento nº 21/2017 dos vereadores Antônio Alfredo Cordeiro Filho (DEM) e Maurício Olívio Brockveld (PROS) que solicitam a presença de Sandro Rogério Zucco, gerente da empresa Recicle Catarinense de Resíduos, durante a primeira reunião ordinária do mês de agosto para esclarecer dúvidas com relação aos serviços prestados pela empresa.
Por fim, o plenário também aprovou por unanimidade o projeto de lei nº 13/2017, de autoria do Executivo, que dá publicidade aos termos da regularização fundiária, legitima, instrumentaliza e autoriza a titulação dos lotes inseridos em áreas irregulares do município de Penha-sc, nos termos do “projeto lar legal”.
Autor: Victor Miranda
Veja também
-
Reuniões das comissões permanentes serão transmitidas ao vivo
Câmara de Penha aprova quatro projetos de lei
19 de novembro de 2024 ver mais -
Comissão de Finanças e Orçamento avalia projeto da LOA 2025
Equipe da Prefeitura de Penha estima orçamento de R$ 239 milhões para o próximo ano
18 de novembro de 2024 ver mais -
Câmara de Penha aprova projeto que institui a Escola Legislativa Popular
Resumo da 41ª Reunião Ordinária 11/11/2024
12 de novembro de 2024 ver mais