Escolas iniciam processo eleitoral para a Câmara Mirim 2017
CVP 54/2017
A próxima semana será muito movimentada nas escolas do município de Penha. Dez instituições de ensino (das redes estadual, municipal e particular) participam do processo eleitoral do Programa Câmara Mirim 2017. Retomado em 2015, o projeto tem a participação de alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, com idade máxima de até 17 anos. A grande novidade deste ano é a participação da APAE e da EJA (Escola de Educação de Jovens e Adultos).
Durante a semana a equipe da CVP passou em todas as escolas participantes para orientar os alunos com relação ao processo eleitoral. Cada escola elege um vereador mirim e a 11ª vaga será para o segundo colocado com maior número de votos.
As candidaturas deverão ser efetivadas até segunda-feira (3) e a partir de terça (4) começam as campanhas eleitorais. “Os alunos interessados em se candidatar precisam preencher a ficha de inscrição e a autorização assinada dos pais para participar do processo”, explica Gleycellen de Freitas da Silva, advogada do Legislativo Penhense. As fichas serão entregues pelos coordenadores do processo eleitoral de cada escola.
As eleições serão realizadas nos dias 7 e 10 de julho (de acordo com o que for melhor para a programação de cada escola). O resultado será divulgado no dia 12 de julho divulgaremos o resultado das eleições e em 14 de julho acontecerá a diplomação dos vereadores mirins eleitos e seus respectivos suplentes. Também entregaremos certificados de participação para os demais candidatos e professores coordenadores de cada escola.
A posse dos vereadores mirins ocorrerá no dia 9 de agosto, em solenidade realizada no Plenário da Câmara de Vereadores de Penha.
Participação e cidadania
A iniciativa visa aproximar os estudantes do Poder Legislativo, incentivando a participação das escolas e despertando a cidadania dos jovens parlamentares. Para tanto, os vereadores mirins terão encontros quinzenais na CVP, com cursos de formação (em parceria com a Escola do Legislativo de Santa Catarina) sobre ética e cidadania, oratória e processo legislativo. Nas reuniões ordinárias, que acontecem uma vez por mês, os jovens parlamentares poderão apresentar indicações, pedidos de informação, requerimentos e até mesmo projetos de lei mirins que, passando pelo crivo do devido processo legal e se aprovado pelo plenário do Legislativo Penhense, podem se tornar lei municipal, afetando diretamente a vida de todos os penhenses.
No dia 13 de setembro a Câmara Mirim de Penha participará do Encontro Estadual de Vereadores Mirins, em Florianópolis, que reúne vereadores mirins de dezenas de municípios catarinenses, com palestras, fóruns entre diversas outras atividades.
Autor: Victor Miranda
Veja também
-
Reuniões das comissões permanentes serão transmitidas ao vivo
Câmara de Penha aprova quatro projetos de lei
19 de novembro de 2024 ver mais -
Comissão de Finanças e Orçamento avalia projeto da LOA 2025
Equipe da Prefeitura de Penha estima orçamento de R$ 239 milhões para o próximo ano
18 de novembro de 2024 ver mais -
Câmara de Penha aprova projeto que institui a Escola Legislativa Popular
Resumo da 41ª Reunião Ordinária 11/11/2024
12 de novembro de 2024 ver mais