Legislativo Penhense recebe coordenador regional da Defesa Civil

CVP 50/2017
A participação do coordenador regional de Proteção e Defesa Civil foi um dos destaques da 22ª Reunião Ordinária, realizada na segunda-feira (19). Elieser Cardoso, que é sargento do Corpo de Bombeiros cedido para a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR-Itajaí), atendeu ao convite feito pela Câmara de Vereadores de Penha para explanar sobre o sistema e a política nacional de proteção e defesa civil.
Cardoso salientou em sua fala que o Estado de Santa Catarina é uma espécie de “laboratório de eventos adversos” e que a Defesa Civil, em âmbito nacional ligada ao Ministério da Integração Nacional, tem desenvolvido uma política pública focada nessas experiências, sempre buscando minimizar as consequências que estes fenômenos trazem para a sociedade. “Muitas vezes, por falta de gestão, por falta de equipes específicas com conhecimento técnico, temos os desastres. E isso não é apenas um problema de Penha, é um problema nacional”, explica o coordenador.
Cardoso ressaltou que a Coordenação Regional está à disposição do município para que seja feita a devida implantação e estruturação da Defesa Civil em Penha, que recorrentemente enfrenta adversidades com fenômenos naturais, trazendo prejuízos e riscos para a população.
Procuradoria da Mulher e Câmara Mirim
O Legislativo Penhense discutiu e votou projetos importantes durante a 22ª Reunião Ordinária, todos aprovados por unanimidade. Entre eles o projeto de decreto nº 2/2017 e o projeto de resolução nº 5/2017 que tratam da continuidade do Programa Câmara Mirim, agora incluindo a Escola de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
Os vereadores também aprovaram o projeto de resolução nº 3/2017 que cria, no âmbito da CVP, a Procuradoria Especial da Mulher, de autoria da vereadora Maria Juraci Alexandrino (PMDB). A iniciativa visa contribuir com as políticas públicas voltadas para as mulheres, dando suporte a vítimas de violência, auxiliando na promoção da igualdade e do respeito entre mulheres e homens.
EJA
A CVP homenageou o trabalho e a dedicação dos alunos, professores e estagiários da Escola EJA (Educação de Jovens e Adultos) de Penha. A equipe da instituição se fez presente e recebeu o reconhecimento dos parlamentares e do público presente.
Autor: Victor Miranda
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais