Vídeo institucional da Câmara de Penha conta a história da Festa do Divino

“É a fé. É a esperança. É a paz. É o amor.
É assim nossa bandeira, por todo lugar que for.
Essa é a nossa festa, nossa gente já chegou,
Trazendo a imperatriz e também o imperador.
O imperador agradece sua valiosa oferta,
Transformando em alimento no dia da grande festa.
Se Deus quiser, o ano que vem a nossa bandeira volta,
com outro imperador entrando em sua porta”, recita José Olávio Coelho, mestre folião da Festa do Divino Espírito Santo.
Seu Zé Olávio, como é conhecido por todos, é um dos personagens do vídeo institucional produzido pela Câmara de Vereadores de Penha e apresentado na segunda-feira (29) durante a 19ª Reunião Ordinária. A produção audiovisual tem como objetivo contar um pouco da história da festa realizada na região desde 1836, sob a ótica do próprio povo penhense (foliões, cantadores, devotos e empregados do Divino) que todos os anos organizam o grande evento do dia de Pentecostes.
O vídeo institucional traz depoimentos de Eronides Flores, dona Véva, que durante anos confeccionava e reformava as tradicionais bandeiras utilizadas pelos devotos e ainda destaca o papel do casal imperial (responsável pela organização das visitas e da festa como um todo). Em 2017 a festa tem como imperador o senhor João Nestor de Souza e sua esposa Maria das Neves, a imperatriz.
A produção ainda contou com as contribuições do escritor popular Cláudio Bersi de Souza, do ex-imperador (atualmente vereador) Maurício da Costa, o Lito, e ainda do rabequista e contra-voz Alcides Lídio dos Santos.
A presidente do Legislativo Penhense, Maria Juraci Alexandrino (PMDB), ressalta a importância da Festa do Divino Espírito Santo para o povo e para a cultura do município. Procurando dar o devido valor à tradição dos foliões, a CVP aprovou uma resolução (nº 34/2017) que trata da recepção da bandeira. “A partir desta resolução, todos os anos iremos recepcionar a bandeira do Divino Espírito Santo em uma reunião solene na casa do povo”, explica Juraci.
As novenas da Festa do Divino Espírito Santo 2017 iniciaram no dia 25 de maio e terminam na sexta-feira (2). A partir de sábado começa o tríduo da Festa. No domingo pela manhã acontece a coroação do imperador e no domingo à tarde acontece o sorteio do imperador do próximo ano.
Na segunda-feira (5) acontece o encerramento do grande evento, com a transmissão da coroa para o próximo imperador e com um grande almoço servido gratuitamente a todos os foliões.
O vídeo institucional “Festa do Divino Espírito Santo” está disponível aqui.
Autor: Victor Miranda
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais