Rede de vizinhos e saneamento foram os temas da Tribuna Cidadã

A tribuna cidadã foi um dos destaques da 12ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores de Penha, realizada na segunda-feira (10). O Capitão Carlos Alberto Mafra Jr, comandante da Polícia Militar, falou ao Legislativo Municipal sobre segurança pública, com destaque para a recente implantação do programa Rede de Vizinhos. Quando assumiu o comando da Polícia Militar de Penha, em agosto de 2015, Mafra conta que assumiu o compromisso de reduzir os homicídios (em 2015 foram nove ocorrências e em 2016 apenas uma) e também a incidência de furtos e roubos. “Pensando em soluções para isso, trabalhamos com a hipótese de implantarmos aqui o programa Rede de Vizinhos, projeto realizado em parceria com o Conselho Municipal de Segurança e que tem trazido resultados”, afirma o comandante.
Com 29 mil habitantes, Penha conta hoje com um efetivo de apenas 27 policiais. No entanto, a aproximação entre a PM e a comunidade, através do Rede de Vizinhos, vem minimizado as deficiências relacionadas com a pouca infraestrutura e pequeno efetivo.
Em seguida, Sérgio Simões, aposentado, falou sobre saneamento básico e apresentou sugestões para a coleta seletiva do lixo. Sua intenção é reunir assinaturas de cidadãos penhenses para cobrar do Executivo ações relacionadas ao tratamento de água e esgoto, iluminação das praias, infraestrutura das ruas, limpeza de terrenos baldios e a coleta seletiva do lixo.
Rogério Siqueira, diretor do Parque Beto Carrero World, e presidente do Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina, também usou brevemente a tribuna para se colocar à disposição do Legislativo Penhense.
Projetos aprovados
Durante a 12ª Reunião Ordinária foram encaminhadas 21 indicações, sete pedidos de informação, um requerimento e uma moção de apoio (veja a pauta).
Também foram discutidos, votados e aprovados por unanimidade três projetos de lei. O primeiro foi o PLC nº 2/2017, de autoria do vereador Everaldo Dal Posso (PMDB), que proíbe o plantio de árvores em baixo da rede elétrica. O PLO nº 13/2017, de autoria do vereador Joaquim Costa Jr (PP), que acrescenta a Empresa de Correios e Telégrafos à lei que dispõe sobre atendimento ao público nas agências bancárias, também foi aprovado.
Juntamente com duas emendas modificativas (uma de autoria da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e outra da Comissão de Assuntos Gerais), também foi aprovado o PLO nº 3/2017 de autoria do Executivo, que cria o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Galeria de fotos
Autor: Victor Miranda
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais