Legislativo aprova, em primeira votação, três emendas à LOM

Com a presença de todos os vereadores, o plenário da Câmara de Vereadores de Penha aprovou na tarde de sexta-feira (9) três projetos de emenda à Lei Orgânica do Município (em primeira votação, pois todas as emendas à lei maior do município são feitas em dois turnos) e mais dois projetos de lei ordinária, de autoria do Executivo, aprovadas em única discussão e votação.
Todos os projetos votados na 2ª Reunião Extraordinária do ano foram aprovados por unanimidade, exceto o projeto substitutivo global nº 1, ao projeto de emenda a LOM nº 03/2016, que teve duas abstenções e nove votos favoráveis. O projeto altera o mandato da mesa diretora para apenas um ano. Atualmente o mandato do presidente, vice, primeiro e segundo secretários tem dois anos de duração.
Projeto quer proibir vereadores no executivo
Inserido na pauta pouco antes do início da reunião, o projeto de emenda a LOM nº 04/2016, de autoria dos vereadores Adriano de Souza (PSDB), Áurea Márcia dos Santos Pinheiro (PSDB), Felipe Rebello Schmidt (PSD), Jefferson Ademir Custódio (PSB) e Jesuel Francisco Capela (PSDB), está entre os projetos aprovados em primeira votação. A proposta (que segue para segunda votação no prazo mínimo de dez dias) visa proibir que vereadores se licenciem do Poder Legislativo para ocupar cargo no Executivo.
Posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores
Os vereadores também aprovaram o projeto de emenda à LOM nº 05/2016, que altera o artigo 22 da lei maior do município, mudando o horário da posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos para as 10 horas do dia 1º de janeiro. Atualmente a LOM institui que a solenidade de posse deve ocorrer às 17 horas do primeiro dia do ano. A proposta também segue para segunda votação.
A reunião extraordinária contou com a presença de várias autoridades, entre elas o prefeito eleito Aquiles da Costa (PMDB) e os vereadores eleitos Maurício Brockveld (Pros) e Silas Antonietti (PSD).
Confira a galeria de fotos
Autor: Victor Miranda/CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais