Legislativo aprova criação do Dia da Servente Merendeira e Semana da Juventude

A Câmara de Vereadores de Penha aprovou nesta segunda-feira (15), durante a 37ª Reunião Ordinária, dois projetos de lei e uma moção de aplausos. Um dos destaques foi o Projeto de Lei Ordinária nº 20/2016, de autoria do Poder Executivo, que institui o “Dia Municipal das Serventes Merendeiras” de Penha, a ser comemorado no primeiro dia de agosto de cada ano, data da primeira efetivação de servente merendeira no município.
Os parlamentares também aprovaram o Projeto de Lei Ordinária nº 10/2016, que institui a Semana Municipal da Juventude. De autoria da vereadora Maria Juraci Alexandrino (PMDB), o projeto prevê a realização do evento anualmente, na semana do dia 22 de setembro, data em que se comemora o Dia Mundial da Juventude. O evento passa a integrar o calendário oficial do município de Penha, com atividades esportivas e culturais voltadas para o público jovem.
De acordo com o novo Regimento Interno da CVP, ambos os projetos seguem agora para redação final.
Olimpíadas 2016
A noite de segunda-feira foi marcada também pela presença de Deborah Moura Litvay e Fátima Martins Lopes Gabriel no Plenário Expedicionário Tenente Milton Fonseca. As duas moradoras de Penha receberam moção de aplausos do Legislativo Penhense por representarem o município durante a passagem da tocha olímpica.
A moção nº 87/2016, de autoria da vereadora Áurea Márcia dos Santos Pinheiro (PSDB), foi aprovada pelo plenário com a presença das duas penhenses que trouxeram os seus exemplares da tocha olímpica – recordação das Olimpíadas 2016.
Pedidos de informação
Outros quatro pedidos de informação dos vereadores foram encaminhados para o Poder Executivo. A vereadora Maria Juraci Alexandrino (PMDB) questiona a prefeitura sobre a implantação do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) no município, através do Pedido de Informação nº 4/2016.
O projeto de urbanização do Loteamento Santa Regina foi o tema do Pedido de Informação nº 5/2016, do vereador Felipe Rebello Schmidt (PSD). O parlamentar questiona a Secretaria Municipal de Planejamento sobre os critérios e acordos utilizados em torno da urbanização do referido loteamento.
Sérgio de Mello (PMDB) questiona o Executivo sobre o local onde os servidores da Prefeitura fazem suas refeições. No Pedido de Informação nº 6/2016, o vereador afirma que os funcionários convivem em um espaço abandonado e em desacordo com a legislação trabalhista.
A vereadora Áurea Márcia dos Santos Pinheiro (PSDB), no Pedido de Informação nº 7/2016, questiona o Poder Executivo sobre a contratação de psicólogos e nutricionistas pediátricos para a Secretaria Municipal de Saúde.
Parecer rejeitado
O plenário também votou o parecer da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final sobre o Projeto de Lei Ordinária nº 17/2016, de autoria do vereador Clóvis Bergamaschi (DEM). O parecer pela inadmissibilidade do projeto (que trata da denominação oficial de ruas do Loteamento Penha I) foi rejeitado por unanimidade.
Autor: Victor Miranda/CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais