Vereadores aprovam reforma no regimento interno

Depois de aprovar a revisão da Lei Orgânica do Município (LOM), a Câmara de Vereadores de Penha agora conclui o trabalho, iniciado em 2015, com a reforma do Regimento Interno da casa. O projeto de resolução 01/2016 foi aprovado por unanimidade, em única votação, na noite de terça-feira (21) durante a 29ª Reunião Ordinária.
Assim que for sancionado pela presidência da Câmara, o novo regimento promoverá várias alterações nos processos legislativos de Penha, a começar pelas reuniões ordinárias. O novo regimento prevê que as reuniões sejam realizadas todas as segundas-feiras, às 19h. Atualmente as reuniões acontecem todas às terças-feiras e na primeira e última quinta-feira de cada mês (totalizando seis reuniões mensais). “O novo regimento determina essas normas todas para o bom funcionamento desta casa. É muito importante pois trás disciplina e clareza para os trabalhos do legislativo”, ressalta o presidente Clóvis Bergamaschi (DEM).
Os parlamentares também aprovaram, em primeira votação, o Projeto de Lei Ordinária nº 07/2016, de autoria do Legislativo, que institui a Semana Municipal da Cultura e também o Projeto de Resolução 05/2016 (em única votação) que institui a Comissão Especial de Estudos para Revisão do Plano Diretor.
Salgas
O vereador Sérgio de Mello (PMDB), através do requerimento nº 126/2016, solicitou à Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Penha providências para realização de uma audiência pública sobre o caso das salgas do município de Penha, uma vez que as pequenas e médias empresas de manipulação e congelamento de pescados (que empregam centenas de pessoas em Penha) estão com dificuldades em relação à regulamentação de documentos.
Alguns representantes da categoria levaram faixas e cartazes no plenário da câmara, buscando apoio das autoridades públicas. “Nós queremos a realização de uma audiência pública com a presença dos órgãos responsáveis para que possamos regularizar a situação das salgas”, ressalta Miguel Floriano, que integrava o grupo de manifestantes.
Clóvis Bergamaschi (DEM) deve se reunir com a Mesa Diretora da CVP para deliberar sobre as implicações da realização de uma audiência pública. “As salgas empregam muitas famílias em nossa cidade e é um problema muito sério, principalmente pelas dificuldades de obtenção do SIM (Selo de Inspeção Municipal), cumprindo as exigências do Ministério Público”, ressalta o presidente da Câmara.
Redutores de velocidade
O vereador Jesuel Franscisco Capela, o Juju (PSDB), através do requerimento nº 125/2016, solicita ao DEINFRA que sejam realizados estudos para a implantação de redutores de velocidade na rodovia SC-401 em virtude do grande número de veículos que transitam por ali em alta velocidade.
Terrenos públicos
Por meio do requerimento nº 127/2016, o vereador Felipe Rebello Schmidt (PSD) solicita informações a respeito das cessões de uso de terrenos públicos ao longo dos últimos 16 anos.
Nova matriz econômica
Jefferson Ademir Custódio (PSB) apresentou o requerimento nº 128/2016 sugerindo à Mesa Diretora que o Legislativo Penhense possa promover uma audiência publica para a apresentação e discussão de uma nova matriz econômica para o município.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais