8ª Reunião Ordinária - Câmara rejeita moção de congratulações para secretário

A Câmara de Vereadores de Penha aprovou na terça-feira (1) cinco requerimentos, duas moções e o regime de urgência especial para a tramitação de um projeto do Poder Executivo (PLO 10/2016), autorizando crédito adicional suplementar no valor de R$ 127.150. Este recurso será destinado integralmente para a construção de uma pista de skate na rua Silvério Gonçalves, no Centro.
A polêmica da noite ficou por conta da moção 17/2016 de autoria dos vereadores da bancada do PMDB, Sérgio de Mello e Maria Juraci Alexandrino, externando congratulações ao Secretário de Desenvolvimento Regional (SDR)/Itajaí, Aquiles José Schneider da Costa, pela entrega da reforma da Escola Básica Estadual Antônio Rocha de Andrade, no bairro Gravatá.
A moção foi rejeitada por seis votos. Manifestaram-se contrários os vereadores Felipe Schmidt e Isac Hamilton da Costa, ambos do PSD, e quatro parlamentares do PSDB: Édio Marquetti, Jesuel Francisco Capela, Áurea Márcia dos Santos Pinheiro e Claudinei Pressi. O vereador Jefferson Custódio, também do PSDB, não estava presente no plenário no momento da votação.
Além do posicionamento contrário, os vereadores da bancada do PSD e do PSDB apresentam na quinta-feira (3) uma moção de repúdio ao secretário Aquiles da Costa que teria realizado um evento de entrega da reforma da escola no Gravatá sem convidar autoridades do município (a moção de repúdio consta na pauta da 9ª Reunião Ordinária).
Na manhã de quinta-feira os vereadores farão a primeira discussão e votação dos projetos de lei ordinária 24/2015 e 33/2015, ambos de autoria do legislativo. O primeiro dispõe sobre a instituição do programa “Família Hospedeira”, e o segundo tem o intuito de assegurar a matrícula de alunos portadores de deficiência locomotora em escolas públicas do município de Penha.
Autor: Assessoria CVP
Veja também
-
Instituto Beto Carrero recebe Moção de Aplauso da Câmara de Vereadores de Penha
Resumo da 34ª Reunião Ordinária – 08/09/2025
09 de setembro de 2025 ver mais -
Câmara de Penha aprova PPA para o período de 2026 a 2029
Plano plurianual recebeu 19 emendas aditivas e uma modificativa
02 de setembro de 2025 ver mais -
Vereadores e servidores da Câmara de Penha participam de curso sobre assédio moral e violência política
Capacitação abordou temas sensíveis e essenciais para o ambiente institucional e político
29 de agosto de 2025 ver mais