Lei determina publicidade de informações sobre salas e prédios alugados pela administração pública

Os espaços alugados pelo poder público para as operações administrativas de suas pastas e autarquias deverão, a partir de agora, fixar informações em mural visível na entrada como a vigência contratual, o valor do contrato e a periodicidade de pagamentos. É o que assegura o Projeto de Lei 34/2015, de autoria do vereador Sérgio de Mello, aprovado por unanimidade na última reunião ordinária do ano, no dia 15.
A discussão girou em torno da promoção da transparência que beneficia a população fazendo com que ela possa cobrar e reivindicar a administração consciente do dinheiro público e o zelo com a coisa pública.
Para o presidente Felipe Schmidt, a iniciativa é simples, mas permite um aprofundamento na transparência. “Não existia nenhuma lei que nos obrigasse até então assegurar a publicidade dessas informações, mas também não havia nenhuma que proibisse, então nós podemos fazer. Nós, enquanto Poder Legislativo, também vamos adotar essa Lei”, garantiu.
O vereador Sérgio de Mello aponta que a Lei é para facilitar o acesso irrestrito às peculiaridades de cada contrato realizado. A necessidade surgiu há um ano, quando o parlamentar procurou informações sobre um prédio alugado pela Prefeitura e teve dificuldades de acesso.
“Daqui para frente, o cidadão chegará em qualquer departamento onde tenha uma sala ou prédio alugado e terá acesso às informações fixadas em mural. Isso vai facilitar a qualquer um de nós fazer o controle social. O cidadão poderá ter instrumentos para ser um fiscalizador atuante no dia a dia”, completou.
Para que Lei se torne eficiente, Sérgio também buscou informações por meio de requerimento sobre todos os prédios e salas alugadas e seus respectivos endereços. Isso irá possibilitar a verificação do cumprimento da Lei, acompanhando em cada local a disponibilização dessas informações.
A medida prevê que todas as informações contidas nos respectivos termos contratuais sejam fixadas em quadros editais, próprios para a publicidade de atos administrativos diversos e no site oficial do órgão.
Para tanto, o Projeto determina que sejam publicados os detalhes como a identificação do proprietário do imóvel, a localização e dimensões do espaço locado, finalidade da locação, a vigência contratual, forma e periodicidade de pagamentos.
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais