Câmara de Vereadores aprova Projeto de Lei para a recuperação do Rio Iriri de Penha

Na última reunião ordinária da Câmara de vereadores de Penha, 1º de dezembro, os parlamentares aprovaram por unanimidade o projeto de Lei nº 43/2015 de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Município a firmar convênio com a Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri). O Projeto foi discutido e votado em regime de urgência após solicitação do vereador Jesuel Capela. O convênio está estimado em R$ 140 mil que serão pagos à Amfri em quatro parcelas de R$ 35 mil.
O projeto tem como objeto a cooperação técnica e financeira para elaboração de estudos e projeto básico da ampliação dos molhes da foz do Rio Iriri e dragagem do canal até a ponte da avenida Nereu Ramos. Essa elaboração faz parte do Sistema de Proteção da Foz do Rio Iriri.
O projeto está dividido em cinco fases. Na primeira etapa, será feito o levantamento topobatimétrico da praia; na sequência, ocorre o estudo das especificações geométricas da recuperação e ampliação dos molhes do rio; em seguida será feito o Estudo Ambiental Simplificado (EAS); a quarta fase compreende a elaboração do projeto básico dos molhes do rio e dragagem e; por fim, a elaboração das especificações técnicas e orçamentos.
De acordo com o texto da proposição, os problemas de assoreamento tem sido observados na Foz do Rio Iriri, localizados na Praia Alegre, que têm prejudicado não somente a pesca e a navegação, mas também os sistemas de macro drenagem ocasionando cheias na região.
Para o vereador Clóvis Bergamaschi, vice-presidente da casa e autor de proposições que cobrou medidas e sugeriu aplicação orçamentária para melhorias no canal a partir do ano que vem, são necessidades apontadas por pescadores artesanais e moradores das proximidades. “Tais melhorias são de suma importância inclusive para prevenção de inundações e alagamentos provocados pelo assoreamento do Rio Iriri. Será um grande marco, além de beneficiar os munícipes, em especial pescadores, usuários do rio e melhorar o trânsito sobre a ponte”, defendeu.
Segundo o presidente da Câmara, Felipe Schmidt, a proposição mais importante debatida na noite da sessão foi o PL 43/2015. “É um projeto de muita relevância para o desassoreamento, recuperação e dragagem do afluente, preservando o Rio Iriri, um canal tão importante do Município de Penha”, completou.
Veja também
-
Câmara de Penha aprova quatro projetos e uma moção de apelo
Resumo da 25ª Reunião Ordinária 07/07/2025
08 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais