Câmara de Penha aprova quatro projetos e uma moção de apelo

CVP 70/2025
Câmara de Penha aprova quatro projetos e uma moção de apelo
Resumo da 25ª Reunião Ordinária 07/07/2025
Quatro projetos de lei e uma moção de apelo foram aprovados durante a 25ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores de Penha, realizada na segunda-feira (7) no Plenário Expedicionário Tenente Milton Fonseca.
Pescador Artesanal
Por unanimidade dos presentes foi aprovado o substitutivo nº 1 ao Projeto de Lei Ordinária nº 61/2025 que institui o “Programa Municipal de Apoio ao Pescador Artesanal de Penha”. O projeto é de autoria do vereador Marcelo Neri Pereira (PL), o Chapolin, tendo como objetivo promover a valorização e o fortalecimento da pesca artesanal como atividade essencial para a cultura, economia e sustentabilidade local, reconhecendo ainda o papel fundamental dos pescadores artesanais, especialmente das mulheres pescadoras, na manutenção da tradição pesqueira e no sustento de diversas famílias penhenses.
Experiências adversas na infância
Também foi aprovado o substitutivo nº 1 ao Projeto de Lei Ordinária nº 68/2025 que institui no calendário oficial do município de Penha o “Dia Municipal da Conscientização das Experiências Adversas na Infância”, a ser comemorado anualmente em 18 de maio.
O projeto de autoria dos vereadores Diego Matiello (MDB) e Élio Quintino da Silva Junior (PRD) chama atenção para as “situações traumáticas como abuso físico, emocional ou sexual, negligência, violência doméstica, abandono e outras formas de instabilidade vivenciadas por crianças e adolescentes antes dos 18 anos de idade”.
Sobra de pescados
O parlamento municipal aprovou ainda o PLO nº 62/2025 que “institui a Campanha Municipal de Descarte Regular e Sustentável das Sobras de Pescados, Maricultura e Camarão no Município de Penha”, de autoria da vereadora Emanoelly Rodrigues Silva (PP).
O projeto tem o objetivo de “enfrentar de forma estruturada e preventiva os impactos ambientais, sanitários e sociais decorrentes do descarte inadequado de resíduos provenientes da atividade pesqueira e aquícola”.
AVC infantil
O quarto projeto aprovado foi o PLO nº 69/2025 que “institui a Semana Municipal de Conscientização sobre o AVC Infantil nas escolas da rede pública de ensino do município de Penha”. O projeto é de autoria do vereador Sérgio Vieira (PSD), o professor Serginho, tendo como objetivo chamar a atenção para o acidente vascular cerebral na última semana do mês de outubro.
O AVC infantil é uma condição grave (porém raríssima) mas que, segundo a justificativa do projeto, é desconhecido por parte de educadores, pais e responsáveis, o que resulta em um obstáculo à resposta rápida para o tratamento.
Moção de apelo
Por fim, os vereadores aprovaram a moção de apelo nº 11/2025 ao Governo do Estado de Santa Catarina e ao Ministério da Saúde, para cumprimento imediato de decisão judicial que determina o fornecimento de tratamento a Davi Guielov da Silva Jonatas, criança penhense diagnosticada com Síndrome de Dravet.
A moção, de autoria da vereadora Emanoelly Rodrigues Silva (PP), cobra dos órgãos competentes o fornecimento de tratamento para Davi, diagnosticado com uma doença neurológica rara, grave e de evolução progressiva, sendo acompanhado desde 2017 por apresentar crises convulsivas frequentes e severas, associadas à mutação genética.
Por motivos pessoais, o vereador Osmauro Fassbinder (PL), o professor Zaca, não participou da 25ª Reunião Ordinária.
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=G6gmhX7xoo4
Fotos: https://cvp.sc.gov.br/foto/730
Autor: Victor Miranda
Fonte: Departamento de Comunicação CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais