Câmara de Penha aprova três projetos de lei

CVP 69/2025
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
A Câmara de Vereadores de Penha aprovou por unanimidade dos presentes três projetos de lei importantes para o fomento da inclusão e bem-estar de toda a população. As discussões e votações ocorreram durante a 24ª Reunião Ordinária, realizada na segunda-feira (30).
O primeiro projeto aprovado foi o PL nº 51/2025, que “dispõe sobre a substituição dos sinais sonoros nos estabelecimentos de ensino público e privado de Penha, visando não gerar incômodos sensoriais aos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)” – de autoria da vereadora Emanoelly Rodrigues Silva (PP).
A medida tem como objetivo criar um ambiente mais inclusivo e sensível às necessidades específicas desses estudantes, garantindo uma experiência educacional mais confortável e adaptada.
Outro projeto aprovado foi o PL nº 64/2025, que “institui a Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH)”, de autoria do vereador Élio Quintino da Silva Junior (PRD).
A criação dessa semana busca promover a conscientização e o entendimento sobre o TDAH, além de estimular debates e ações educativas para a integração de pessoas com o transtorno na sociedade. A iniciativa visa também oferecer mais apoio à educação e ao diagnóstico adequado do transtorno.
Por fim, foi aprovado o PL nº 70/2025, que “dispõe sobre a instalação de abrigos em pontos de ônibus escolar no município de Penha”, projeto que tem como autor o vereador Antônio Cordeiro Filho (MDB), o Toninho.
Com essa medida, o legislador pretende proporcionar mais segurança e conforto aos alunos que utilizam o transporte escolar, especialmente durante os períodos de chuvas e outros imprevistos climáticos. A instalação de abrigos será um passo importante para garantir o bem-estar dos estudantes e facilitar o acesso à educação.
Os vereadores Adriano de Souza (MDB) e Luiz Fernando Vailatti (União) não participaram da 24ª reunião ordinária por estarem em viagem oficial pelo Legislativo Penhense.
Já o vereador Diego Matiello (MDB) esteve ausente por motivos de saúde.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Departamento de Comunicação CVP
Veja também
-
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais -
Legislativo Penhense aprova quatro projetos de lei
Resumo da 23ª Reunião Ordinária 23/06/2025
24 de junho de 2025 ver mais