Câmara de Penha aprova três projetos de lei

CVP 69/2025
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
A Câmara de Vereadores de Penha aprovou por unanimidade dos presentes três projetos de lei importantes para o fomento da inclusão e bem-estar de toda a população. As discussões e votações ocorreram durante a 24ª Reunião Ordinária, realizada na segunda-feira (30).
O primeiro projeto aprovado foi o PL nº 51/2025, que “dispõe sobre a substituição dos sinais sonoros nos estabelecimentos de ensino público e privado de Penha, visando não gerar incômodos sensoriais aos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)” – de autoria da vereadora Emanoelly Rodrigues Silva (PP).
A medida tem como objetivo criar um ambiente mais inclusivo e sensível às necessidades específicas desses estudantes, garantindo uma experiência educacional mais confortável e adaptada.
Outro projeto aprovado foi o PL nº 64/2025, que “institui a Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH)”, de autoria do vereador Élio Quintino da Silva Junior (PRD).
A criação dessa semana busca promover a conscientização e o entendimento sobre o TDAH, além de estimular debates e ações educativas para a integração de pessoas com o transtorno na sociedade. A iniciativa visa também oferecer mais apoio à educação e ao diagnóstico adequado do transtorno.
Por fim, foi aprovado o PL nº 70/2025, que “dispõe sobre a instalação de abrigos em pontos de ônibus escolar no município de Penha”, projeto que tem como autor o vereador Antônio Cordeiro Filho (MDB), o Toninho.
Com essa medida, o legislador pretende proporcionar mais segurança e conforto aos alunos que utilizam o transporte escolar, especialmente durante os períodos de chuvas e outros imprevistos climáticos. A instalação de abrigos será um passo importante para garantir o bem-estar dos estudantes e facilitar o acesso à educação.
Os vereadores Adriano de Souza (MDB) e Luiz Fernando Vailatti (União) não participaram da 24ª reunião ordinária por estarem em viagem oficial pelo Legislativo Penhense.
Já o vereador Diego Matiello (MDB) esteve ausente por motivos de saúde.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Departamento de Comunicação CVP
Veja também
-
Vereadores e servidores da Câmara de Penha participam de curso sobre assédio moral e violência política
Capacitação abordou temas sensíveis e essenciais para o ambiente institucional e político
29 de agosto de 2025 ver mais -
Cineclube da Câmara de Penha reúne público e cineastas locais
“Sessão Extraordinária de Cinema” promoveu exibição de curtas e debate cultural
28 de agosto de 2025 ver mais -
Sessão extraordinária de Cinema exibe três curtas-metragens
3ª edição do cineclube da Câmara de Penha será realizada nesta quarta-feira (27)
26 de agosto de 2025 ver mais