Câmara de Penha inicia trabalhos de revisão da Lei Orgânica e Regimento Interno

CVP 47/2025
Câmara de Penha inicia trabalhos de revisão da Lei Orgânica e Regimento Interno
Atividades serão conduzidas por um grupo de trabalho formado pela CCJ, Mesa Diretora, servidores e assessoria externa
A Câmara de Vereadores de Penha deu início a um importante processo de atualização da legislação do município e também de suas normas internas. Trata-se da revisão da Lei Orgânica Municipal (LOM) e do Regimento Interno da Casa. Essas revisões são essenciais para garantir que as regras que regem o funcionamento do Legislativo Penhense e as leis do município estejam alinhadas às necessidades atuais da cidade, em consonância com a legislação federal e estadual.
As atividades estão sendo conduzidas por um grupo de trabalho formado pela Mesa Diretora, Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), servidores da Casa, e consultoria técnica do CEAP - Brasil, Centro de Estudos em Administração Pública.
A contratação de uma empresa de consultoria na área pública é fundamental porque trata-se de um trabalho altamente técnico, que exige conhecimentos específicos e atualizados sobre a legislação e questões de ordem jurídica. “Ao contratar a consultoria, a Câmara de Penha garante que esse trabalho seja realizado com qualidade, precisão e dentro das normas, evitando possíveis erros ou problemas futuros”, ressalta o presidente da casa, Luciano de Jesus (PP).
A contratação de consultorias especializadas é uma praxe em Câmaras de Vereadores, justamente para assegurar que as atividades técnicas sejam conduzidas por profissionais capacitados, promovendo maior transparência e eficiência na gestão pública.
O contrato firmado entra a Câmara de Penha e o CEAP Brasil, no valor de R$ 50 mil, seguiu todos os trâmites legais e está inclusive abaixo dos valores praticados pelo mercado.
LOM e RI
A última atualização da LOM e do Regimento Interno foi concluída há quase 10 anos, também com apoio de consultoria externa contratada. Neste período, muitas mudanças ocorreram, tanto na legislação como nas demandas do próprio município.
O prazo para a conclusão dos trabalhos é de seis meses, período em que a Câmara de Penha trabalhará em reuniões semanais para aprimorar suas normas, fortalecendo a sua estrutura e funcionamento em benefício da população de Penha.
Ao final, o grupo de trabalho apresenta um projeto de Emenda Global à Lei Orgânica do Município e um projeto de resolução que estabelece o novo Regimento Interno – projetos estes que serão submetidos às demais comissões permanentes e, finalmente, ao plenário.
A Lei Orgânica Municipal é a lei maior do município, que estabelece os princípios, direitos e deveres do município e de seus cidadãos, além de definir a organização do poder público local. Já o Regimento Interno regula o funcionamento do Legislativo, detalhando procedimentos, competências e o funcionamento das sessões e comissões. Ambos são fundamentais para garantir a transparência, eficiência e legitimidade do trabalho legislativo, promovendo uma gestão mais moderna e alinhada às demandas da sociedade.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Departamento de Comunicação CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais