CPI investigará finanças do município de Penha no exercício de 2024

CVP 05/2025
CPI investigará finanças do município de Penha no exercício de 2024
Comissão definiu presidência e relatoria na quinta-feira (30)
Na quinta-feira (30) a Câmara de Vereadores de Penha instalou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que irá investigar o cumprimento das metas fiscais referentes ao exercício do ano de 2024.
Adriano de Souza (PSDB), o Tibeco, assumiu a presidência da comissão, tendo como relator Luiz Fernando Vailatti (União), o Ferrão. A CPI ainda tem como membros: Cristiano Geonir de Souza (PL); Emanoelly Roberta Rodrigues Silva (PP), a Manu do Adote Penha; Antônio Cordeiro Filho (MDB), o Toninho; Maurício da Costa (MDB), o Lito, e Marcelo Neri Pereira (PL), o Chapolin.
O requerimento nº 01/2025, que solicita a criação da CPI foi assinado por todos os 13 vereadores de Penha, considerando os “indícios de possíveis irregularidades na aplicação dos recursos públicos e a obrigação do Legislativo de exercer sua função fiscalizadora”.
Ainda segundo o requerimento, a CPI deverá investigar os fatos relativos às metas fiscais do exercício contábil de 2024, incluindo: a análise detalhada das receitas arrecadadas e despesas executadas no período; a verificação de possíveis superfaturamentos ou gastos incompatíveis com as finalidades previstas no orçamento; a responsabilização de agentes públicos e terceiros, caso sejam identificadas irregularidades na gestão dos recursos e também o impacto desses supostos gastos irregulares na capacidade fiscal e no planejamento financeiro do município para os próximos exercícios.
Calamidade financeira
No dia 9 de janeiro o prefeito de Penha, Luizinho Américo (PL), decretou Estado de Calamidade Pública Financeira no município por um prazo inicial de 60 dias.
Segundo a Prefeitura, o Executivo Municipal tem restos a pagar superiores a R$ 9 milhões sem cobertura financeira, dívidas com precatórios no valor de R$ 1.418 milhão e a necessidade urgente de regularizar pagamentos da folha salarial, encargos sociais e serviços básicos como saúde, educação e limpeza pública.
Comissão Parlamentar Especial
A Câmara de Penha também instalou uma Comissão Parlamentar Especial (CPE) para “deliberar sobre assuntos pertinentes aos professores da Rede Municipal de Ensino”, sobretudo quanto à questão da Portaria Interministerial MEC/MF nº 13, de 23 de dezembro de 2024, que estabeleceu o reajuste de 6,27% no piso salarial dos professores para 2025.
Esta comissão tem como membros os vereadores Luciano de Jesus (PP), Diego Matiello (MDB), Osmauro Fassbinder (PL), o Professor Zaca, Maurício Brockveld (MDB) e Sérgio Vieira (PSD), o Professor Serginho.
A CPE irá se reunir na segunda-feira (31) para definir presidência e relatoria.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Departamento de Comunicação CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais