23 de agosto de 2024

CVP 60/2024

Alunos da Escola Antônio Rocha de Andrade acompanharam os trabalhos

Cinco indicações, cinco pedidos de informação e cinco projetos de lei foram apresentados durante a 3ª reunião ordinária do Programa Câmara Mirim de Penha, realizada na quinta-feira (22).

Na oportunidade, duas turmas da Escola Antônio Rocha de Andrade, que fica no bairro Gravatá, prestigiaram os trabalhos, acompanhando de perto as propostas e os discursos dos vereadores mirins.

As proposições apresentadas pelos jovens parlamentares são voltadas para a realidade vivenciada por eles nas escolas e nos bairros onde moram. A falta de espaço para práticas esportivas, a manutenção das escolas, pedido de melhorias nas ruas e avenidas, limpeza das praias, a cobrança pela demora nas obras de infraestrutura foram destaque das indicações e pedidos de informação apresentados.

Desde o ano de 2015 o Programa Câmara Mirim de Penha vem se destacando no cenário catarinense ao mobilizar os estudantes do Ensino Fundamental 2 (do sexto ao nono ano) das escolas públicas e particulares do município.

Três leis municipais hoje vigentes partiram da iniciativa dos vereadores mirins. Foram projetos apresentados para a Mesa Diretora da Câmara de Penha até serem aprovados em plenário, passando a integrar a legislação do município.

Nova vereadora mirim

Outro destaque da 3ª reunião ordinária foi a posse da vereadora mirim Pietra de Oliveira Vicente Mariano, representante da Escola Básica Municipal Rubens João de Souza.

Pietra, que completará 12 anos no dia 24 de agosto, assumiu a cadeira deixada por Breno Valente Botelho, que solicitou seu desligamento do Programa Câmara Mirim porque mudou-se para outro município.

Audiência pública

Após a reunião ordinária, os vereadores mirins reuniram-se com a coordenação para definir o tema da audiência pública que será realizada no dia 4 de setembro.

O tema definido foi o bullyng nas escolas, assunto que está presente no dia a dia dos estudantes e que afeta diretamente milhares de estudantes, sejam crianças ou adolescentes.

Fonte: Departamento de Comunicação CVP