21 de junho de 2024

CVP 52/2024

Vereadores mirins participam de Conferência Regional em Timbó

Evento reuniu sete câmaras mirins da região do Vale do Itajaí

A Câmara Mirim do município de Penha participou na quarta-feira (19) da Conferência Regional dos Vereadores Mirins na Câmara Municipal de Timbó.

O evento reuniu cerca de 90 jovens parlamentares: além dos penhenses, os vereadores mirins de Ascurra, Blumenau, Doutor Pedrinho, Pomerode, Timbó e Rio do Oeste em um encontro que teve como tema os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A Conferência Regional em Timbó foi a quarta realizada no estado este ano de uma série de 13 encontros que ocorrem até julho, reunindo certa de 800 vereadores mirins de 50 municípios catarinenses.

Pela manhã os jovens parlamentares prestigiaram duas palestras. “O que são os ODS da ONU e o que eles têm a ver com você?”, proferida pelo professor Luciano da Rocha e em seguida o tema foi “A juventude catarinense e os ODS”, com a professora Manoela Veras.

No período vespertino os vereadores mirins foram divididos em quatro grupos e participaram de oficinas de discussão sobre os temas “Educação de qualidade”, “Igualdade de gênero”, “Cidades e comunidades sustentáveis” e “Paz e justiça”, sob a orientação dos palestrantes do período de manhã e também das professoras Jessica Duarte e Dandara Oliveira.

Outro destaque do evento foi a participação descontraída da mascote do Programa Municipal de Educação Ambiental, a cutia Gaia, que interagiu com os vereadores mirins durante o intervalo das palestras.

As conferências regionais dos vereadores mirins são eventos promovidos pelo Núcleo de Educação para a Democracia da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira (da Alesc), sendo organizados com apoio dos coordenadores do Programa Câmara Mirim dos Legislativos Municipais.

Texto: Victor Miranda (Jornalista MTB 5559/PR)

Fotos (crédito: Eduardo Calliari/ Departamento de Comunicação CVP): https://cvp.sc.gov.br/foto/640

Fonte: Departamento de Comunicação CVP