Câmara de Penha aprova dois projetos e duas moções de aplausos

CVP 34/2024
Câmara de Penha aprova dois projetos e duas moções de aplausos
Bloco dos Sujos e Bloco Raizeira são homenageados na 15ª reunião ordinária
Dois projetos de lei e duas moções de aplausos foram aprovadas pela Câmara de Vereadores de Penha durante a 15ª reunião ordinária, realizada na segunda-feira (29).
A primeira discussão e votação foi do projeto de lei ordinária nº 18/2024, de autoria do vereador Luiz Fernando Vailatti (União), o Ferrão, que inclui na legislação municipal a responsabilidade do comércio ambulante e empresas que comercializam produtos industrializados pelo recolhimento e destinação adequada do lixo produzido em decorrência de suas atividades.
O projeto inclui um artigo na lei nº 2.843/2016, que “estabelece critérios para concessão de licença para empresas que comercializam produtos/serviços industrializados e outros produtos em venda ambulante e eventuais e outros de qualquer natureza no município de Penha”, responsabilizando a empresa ou vendedor ambulante pelo recolhimento do lixo produzido em um raio de 15 metros do local de suas atividades ou durante todo o trecho percorrido em caso dos vendedores itinerantes.
Com a aprovação por unanimidade dos presentes, o PLO nº 18/2024 segue para sanção do prefeito.
Os vereadores também aprovaram o projeto de lei ordinária nº 05/2024, do Executivo, que autoriza a doação de um veículo Nissan Frontier (fabricação 2021) à Polícia Civil do Estado de Santa Catarina.
O veículo será utilizado na Comarca do município de Penha para as atividades operacionais e administrativas da Polícia Civil.
Blocos carnavalescos
Dois blocos carnavalescos foram homenageados durante a 15ª reunião ordinária, através das moções de aplauso nº 6/2024 e 7/2024, ambas de autoria do vereadores e atual presidente da casa, Roberto Antônio Leite Junior (Podemos).
O Bloco dos Sujos teve início no ano de 1985 por iniciativa de um grupo de amigos, onde os foliões homens se fantasiam de mulher e as mulheres se fantasiam de homem com o intuito de brincar o carnaval.
O Bloco Raizeira, por sua vez, iniciou as suas atividades reunindo a comunidade da Praia Grande no ano de 2017 e deste então contribui com a cultura e o carnaval do município de Penha.
ERRAMOS
Em release publicado com resumo da 14ª reunião ordinária (no dia 23/04) divulgamos que o projeto de lei ordinária nº 15/2024, do Executivo, que “institui o Promobis, Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí” teria sido aprovado por unanimidade, quando na realidade foi aprovado por seis votos favoráveis e quatro contrários.
Foram contrários ao projeto os vereadores Adriano de Souza (PSDB), o Tibeco, Célio Francisco (PSDB), Everaldo Dal Pozzo (PP), o Italiano, e Luiz Fernando Vailatti (União), o Ferrão. Sendo os demais parlamentares favoráveis.
Texto e fotos: Victor Miranda (jornalista – MTB 5559/PR)
Departamento de Comunicação
Câmara de Vereadores de Penha
Autor: Victor Miranda
Fonte: Departamento de Comunicação CVP
Veja também
-
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais -
Legislativo Penhense aprova quatro projetos de lei
Resumo da 23ª Reunião Ordinária 23/06/2025
24 de junho de 2025 ver mais