30 de janeiro de 2024

CVP 05/2024

Resumo da 2ª reunião ordinária 29/01/2024

A Câmara de Vereadores de Penha aprovou três projetos de lei do Executivo e um requerimento durante a 2ª reunião ordinária, realizada na segunda-feira (29).

O principal destaque foi a aprovação do substitutivo nº 4 ao Projeto de Lei Complementar (E) nº 8/2023 que “altera a lei complementar nº 122, de 19 de dezembro de 2018, que regulamenta o instrumento da política urbana de Penha para fins da outorga onerosa do direito de construir adicional e dá outras providências”.

Na prática o projeto reduz o fator de planejamento (fp) de 0,5 para uma alíquota que varia entre 0,2 a 0,25. Outro destaque entre as alterações na legislação é a criação e composição da Comissão Municipal de Avaliação da Outorga Onerosa do Direito de Construir, formada por servidores da Secretaria de Planejamento Urbano e Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Receita.

O projeto foi aprovado com seis votos favoráveis (dos vereadores Adriano de Souza, Antônio Cordeiro Filho, Mário Moser, Maurício da Costa, Maurício Brockveld e Sebastião Reis Junior) e quatro votos contrários (foram contrários os vereadores Célio Francisco, Everaldo Dal Pozzo, Luiz Eduardo Bueno e Luiz Fernando Vailatti).

Prorrogação da CPI

Também foi aprovado, com nove votos favoráveis e um contrário, o requerimento nº 4/2024 que solicita a prorrogação do prazo para conclusão dos trabalhos da CPI da Educação. Com isso, a comissão parlamentar de inquérito que investiga possíveis irregularidades na pasta da Educação terá mais 90 dias para apresentar o seu relatório final.

Apenas o vereador Maurício Brockveld (MDB) manifestou voto contrário ao requerimento que é de autoria do presidente da CPI, o vereador Luiz Fernando Vailatti (Podemos), Ferrão.

Terreno

O plenário também aprovou por unanimidade o projeto de lei ordinária nº 47/2023 que autoriza o município a receber em dação de pagamento um imóvel no bairro Armação em razão de uma dívida de um cidadão com o município no valor de R$ 243, 5 mil).

Agente de contratação

Por fim, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Ordinária nº 1/2024, do Executivo, que “dispõe sobre a criação da função gratificada de agente de contratação, comissão de contratação, pregoeiro e equipe de apoio no âmbito da administração direta e indireta do poder Executivo do município de Penha”.

Texto e fotos: Victor Miranda (MTB 5559)

Fotos: cvp.sc.gov.br/foto/600

Vídeo: youtube.com/watch?v=Bd8fwuB8yf8