Câmara de Penha aprova 10 projetos e duas moções

CVP 148/2023
Câmara de Penha aprova 10 projetos e duas moções
Resumo da 46ª Reunião Ordinária
Na segunda-feira (18) a Câmara de Vereadores de Penha realizou a 46ª reunião ordinária, com 12 votações na ordem do dia, sendo dez projetos e duas moções de aplauso.
Conforme previsto no regimento interno, foi a última reunião ordinária do ano. No entanto, o presidente Adriano de Souza (PSDB), o Tibeco, convocou reunião extraordinária para quarta-feira (20), às 16 horas, para que alguns projetos possam ser votados ainda no exercício deste ano.
O Legislativo Penhense entra em recesso a partir do dia 21 de dezembro, retomando suas atividades administrativas e atendimento ao público no dia 8 de janeiro.
Já as atividades parlamentares retornam no dia 22 de janeiro, quando se realizará a primeira reunião ordinária de 2024.
Confira o que foi discutido e aprovado na 46ª reunião ordinária:
Por unanimidade foi aprovado o substitutivo global ao projeto de resolução nº 8/2023, de autoria da Mesa Diretora, que “define a estrutura administrativa da Câmara de Vereadores de Penha”, com o objetivo de dinamizar os trabalhos administrativos e legislativos da casa.
Ofertas de instituições financeiras
Também foi aprovado em discussão e votação única o projeto de lei ordinária nº 40/2023, de autoria do vereador Luiz Eduardo Bueno (Cidadania), o Duda, que “proíbe as instituições financeiras e bancos de ofertar e celebrar contratos de empréstimos consignados, cartões de crédito consignado, refinanciamento consignado e portabilidades de serviços consignados, com aposentados e pensionistas por meio de ligação telefônica ou similar no âmbito da cidade de Penha”.
Isenção de taxa em inscrição de concursos
Por unanimidade foi aprovado o projeto de lei ordinária nº 43/2023, de autoria do vereador Maurício da Costa (MDB), o Lito, que “dispõe sobre a isenção do pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos aos voluntários da justiça eleitoral e jurados que atuarem no Tribunal do Júri no âmbito do município de Penha”.
Licença de vereadores
Em 2ª discussão e votação foi aprovada a proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal nº 1/2023, de autoria conjunta de todos os vereadores.
Com a emenda, o vereador que assumir cargo de secretário municipal ou auxiliar direto do Prefeito será automaticamente licenciado, sem perder o mandato.
Moções de aplauso
Duas moções de aplauso foram aprovadas por unanimidade na noite de segunda-feira (18).
A moção nº 25/2023, de autoria conjunta dos vereadores Adriano de Souza (PSDB) e Roberto Antônio Leite Junior (Cidadania), expressa o reconhecimento do Legislativo Municipal à Danieli Soares Uchizono, destacada influenciadora no cenário de jogos eletrônicos e empreendedora feminina.
Já a moção nº 27/2023, de autoria do vereador Maurício Brockveld (MDB), presta homenagem ao aluno Benjamim Flores, talento do Xadrez que conquistou o título no Festival sul-americano de Xadrez, na categoria sub-6.
Benjamim é aluno da Escola Raquel Figueiredo de Assis e participa do Projeto “Virando o Jogo”, desenvolvido pela Fundação Municipal de Esportes de Penha.
Legislação tributária
Foi aprovado por unanimidade o projeto de lei complementar nº 21/2023, do Executivo, que “altera lei complementar nº 13, de 16 de novembro de 2009, e dá outras providências”.
O projeto altera a legislação tributária com o objetivo de incentivar o mercado logístico na cidade, reduzindo a alíquota de ISS neste ramo de atividade e majorando o os valores de ITBI.
Premiação de campeonatos
Outro projeto do Executivo aprovado foi o PLO nº 45/2023 que “autoriza o pagamento de premiação para os participantes dos campeonatos municipais, promovidos pela Fundação Municipal de Esportes”.
Denominação de ruas
Três projetos que denominam ruas também foram aprovados.
O PLO nº 41/2023, de autoria do vereador Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, que denomina a rua Oswaldina da Silva Willem, que parte da rua Edson José Batista, no Loteamento Eugênio Krause, situada no Centro, com quatro metros de largura e se estendendo 18 metros no sentido norte da rua Edson José Batista.
O PLO nº 44/2023, de autoria do presidente Adriano de Souza, que denomina a rua Sebastião João Damásio, que parte da rua Júlia da Costa Flores, com 4,8 metros de largura e com 62 metros de extensão, distante 160 metros ao leste da servidão Galdino Manoel dos Santos, no bairro Gravatá.
E ainda foi aprovado o PLO nº 45/2023, também de autoria do presidente da casa, que denomina a rua Emílio da Silva Porto, a que parte da rua Lourival de Souza até encontrar-se com a Avenida Nereu de Assis no bairro da Armação do Itapocoroy.
Crédito suplementar
Por fim, os vereadores aprovaram por unanimidade o PLO nº 46/2023, do Executivo, que dispõe sobre abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 2,7 milhões.
Trata-se de adequação orçamentária vinculada ao Fundo Municipal de Saúde, viabilizando despesas de pessoal e encargos na área da saúde.
Texto e fotos: Victor Miranda (MTB 5559)
Fotos: cvp.sc.gov.br/foto/596
Vídeo: youtube.com/watch?v=9cPs_lC83A0
Autor: Victor Miranda
Fonte: Departamento de Comunicação CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais