22 de novembro de 2023

CVP 135/2023

Solenidade de encerramento da Câmara Mirim acontece em dezembro

Cinco projetos foram aprovados pelos vereadores mirins durante a 4ª reunião ordinária, realizada na tarde de terça-feira (21) na Câmara de Vereadores de Penha.

Os projetos de lei mirins seguem agora para a Mesa Diretora da casa e (passando pelos devidos trâmites do processo legislativo e eventual aprovação em plenário) podem vir a se tornar leis municipais, como já aconteceu com outros projetos elaborados no âmbito do programa Câmara Mirim.

O evento coroa o trabalho dos jovens parlamentares eleitos pelas escolas que ao longo de 2023 participaram de diversas atividades, incluindo cursos de formação, palestras, encontros regionais e estadual, visitas técnicas, sempre focadas na educação para a cidadania, ética e letramento político.

A última reunião ordinária mirim do ano contou com a presença de alunos da Escola Rubens João de Souza e também de representantes da EBM João Antônio Pinto.

“Ser vereadora mirim foi um desafio e uma alegria muito grande para mim. Foi um período de muito aprendizado. Durante este tempo aprendi muito sobre as leis, os direitos e deveres dos cidadãos. Levo também comigo os laços de amizade que aqui fiz”, afirma Aline Novitski, representante da APAE de Penha (Caesp Henny Coelho).

“Gostaria de convidar quem estiver disposto a se candidatar para vereador mirim no ano que vem, porque é um projeto muito importante e que nos traz muito aprendizado sobre ética, cidadania, democracia e política”, considera o vereador mirim Enzo de Mello, representante do Centro de Educação Peter Pan.

A solenidade de encerramento do programa Câmara Mirim será realizada no dia sete de dezembro, às 19 horas, com a presença dos vereadores, familiares, diretores e coordenadores das escolas parceiras do projeto. Na ocasião, será feito o descerramento do quadro da Legislatura Mirim 2023.

Confira os projetos de lei mirim aprovados:

- Projeto de Lei Mirim nº 01/2023, de autoria dos vereadores mirins Natalia Muller e Guilherme de Freitas, que “Estabelece semana de conscientização sobre os primeiros socorros nas escolas de Penha”.

- Projeto de Lei Mirim nº 02/2023, de autoria das vereadoras mirins Júlia Cristini Bruneli e Manuella Hunger, que “Fica criado o mês de conscientização contra assédio de crianças e adolescentes nas escolas”.

- Projeto de Lei Mirim nº 03/2023, de autoria dos vereadores mirins Enzo de Mello e Anny Beatriz do Nascimento, que “Cria a semana de inclusão de alunos com deficiência nos esportes nas escolas de Penha”.

- Projeto de Lei Mirim nº 04/2023, de autoria dos vereadores mirins Joaquim Benício kaipper dos Santos e Arthur Prigol Mizerski, que “Cria o Concurso de oratória nas escolas do município”.

- Projeto de Lei Mirim nº 05/2023, de autoria dos vereadores Aline Cristina Novitski e Paulo O.R.A Barbosa, que “Fica criado a Semana Municipal de Conscientização da Limpeza da Praia”.

Vídeo: youtube.com/watch?v=LzdMaHN_MiU

Fotos: cvp.sc.gov.br/foto/589