Câmara de Penha aprova moção de repúdio ao prefeito

CVP 116/2023
Câmara de Penha aprova moção de repúdio ao prefeito
Também foram aprovadas moções de aplauso e dois projetos na 37ª Reunião Ordinária
A Câmara de Vereadores de Penha aprovou três moções e dois projetos de lei de autoria do Executivo durante a 37ª Reunião Ordinária, realizada na segunda-feira (16).
O principal destaque foi a votação da moção de repúdio nº 18/2023, de autoria do vereador Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, contra o prefeito Aquiles da Costa (MDB). A proposição foi aprovada por cinco votos a quatro.
A moção repudia falas proferidas pelo chefe do Executivo em “desfavor da senhora Odete Vailatti”, esposa do vereador proponente, em um grupo de aplicativo de mensagens. Conforme o texto da moção, Aquiles fez “menções desnecessárias e machistas em desfavor de uma mulher”.
Foram favoráveis à moção de repúdio, além do proponente, os vereadores Célio Francisco (PSDB), Everaldo Dal Pozzo (PL), o Italiano, Luiz Eduardo Bueno (Cidadania) e Sebastião Reis Junior (União).
Votaram contra a moção os parlamentares Maurício da Costa (MDB), o Lito, Maurício Brockveld (MDB), Antônio Cordeiro Filho (MDB) e Mário Moser (União), o Marquett.
O vereador Roberto Leite Junior (Cidadania), por motivos pessoais, não participou da 37ª Reunião Ordinária.
Moções de aplauso
O plenário também aprovou por unanimidade duas moções de aplauso durante a 37ª Reunião Ordinária.
A primeira delas foi a de nº 19/2023, de autoria do vereador Luiz Eduardo Bueno que prestou homenagem à professora Iolanda de Souza Amaro pelos relevantes serviços prestados ao município, atuando há 35 anos na educação.
Em seguida, o plenário aprovou a moção de aplauso ao senhor Lucélio Laércio Mateus, que atuou por 22 anos como motorista da Secretaria Municipal de Saúde, até sua aposentadoria. A moção de aplauso nº 20/2023 é de autoria do presidente da casa, Adriano de Souza.
Casa da Memória
Por unanimidade também foi aprovado o projeto de lei ordinária nº 21/2021, do Executivo, que trata da denominação oficial da Casa da Memória Dico do Amâncio.
A denominação é uma homenagem ao senhor Francisco Amâncio da Costa, conhecido como Dico do Amâncio, Dico da Ziza ou Dico da Colônia. Nascido em 11 de julho de 1934, cresceu e viveu sua vida toda em Armação, tornando-se um dos maiores pescadores artesanais do local e conhecido também como o “pescador dos versos”, tendo publicado um livro com histórias de pescarias e seus velhos amigos.
Assistência social
Outro projeto aprovado por unanimidade foi o PLO nº 35/2023, de autoria do Executivo, que “estabelece critérios para provisão de benefícios eventuais no âmbito da política pública de Assistência Social no município de Penha” e que revoga a lei ordinária nº 3291/2021.
Os “benefícios eventuais” são provisões suplementares e provisórias que integram organicamente as garantias do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e são prestadas aos cidadãos e às famílias em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Departamento de Comunicação CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais