29 de setembro de 2023

CVP 107/2023

Comissão especial recebe secretário de Assistência Social

Iniciativa da Câmara de Penha propõe agenda positiva de políticas públicas para a terceira idade

A comissão parlamentar especial para fomentar políticas públicas para a terceira idade reuniu-se com o secretário municipal de Assistência Social, Sérgio de Mello, e também com a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Olinda Rodrigues Santos, para tratar das ações realizadas pelo município neste segmento, uma vez que os idosos representam aproximadamente 15% da população penhense.

O encontro aconteceu na terça-feira (26) na sala das comissões, sob a presidência do vereador Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, e também com o vereador Sebastião Reis Junior, que é membro da comissão.

Olinda apresentou à comissão o cronograma de reuniões do Conselho Municipal do Idoso e também documentos sobre o Fundo Municipal do Idoso, aplicações e saldos, ressaltando que a prestação de contas é feita anualmente pela contabilidade do município.

Sérgio e Olinda solicitaram apoio da Câmara de Penha para que os repasses ao Fundo Municipal do Idoso sejam maiores, para que os projetos possam ser implantados de maneira funcional e constante, além de sugerirem uma audiência pública para tratar do assunto junto com a população.

“Continuamos nossos trabalhos escutando os diversos segmentos para que a gente possa criar uma agenda positiva de políticas públicas para os idosos. A partir de agora vamos também ouvir a secretaria de Saúde e a Fundação Municipal de Esporte na próxima reunião da comissão que será na próxima terça-feira (3)”, afirma Ferrão.

A criação desta comissão especial foi solicitada por meio do Requerimento nº 25/2023, em junho deste ano, com o objetivo de contribuir para a elaboração de políticas públicas efetivas para a terceira idade.

Fotos (Eduardo Calliari): cvp.sc.gov.br/foto/574