13 de setembro de 2023

CVP 98/2023

Equipamento cultural da Univali em Balneário Piçarras é um dos maiores do mundo

A Câmara Mirim de Penha realizou na terça-feira (12) uma visita técnica o Museu Oceanográfico Univali (Movi), conhecendo a exposição permanente, o laboratório de toque, inclusive algumas áreas mais restritas onde pesquisadores desenvolvem o seu trabalho.

Os 19 estudantes, entre vereadores mirins e suplentes eleitos pelas escolas penhenses, foram recebidos pela equipe do setor de Educação do Movi, liderada pelo taxidermista Gerson Mota, juntamente com a monitora Iara Meidler e o estagiário Gustavo Eger.

Instalado no município de Balneário Piçarras, o Museu Oceanográfico Univali está entre os quatro principais acervos de história natural do Brasil, sendo que na temática oceanográfica é o maior das Américas. “Hoje somos o terceiro maior museu oceanográfico do mundo. Nós vamos inaugurar uma nova ala, que será no terceiro piso, no final deste ano, quando passaremos a ser então o segundo maior. Nossa exposição permanente conta com cerca de 1500 peças, entre elas espécies marinhas e históricas, dispostas em sete alas”, ressalta Mota.

“A visita foi realmente incrível. Achei uma experiência bem interessante sobre o mar. O que eu mais gostei foi a parte do museu que exibe os tubarões. Fiquei sem palavras naquele momento de ver aquilo tão de perto”, afirma a vereadora mirim Júlia Brunelli de Souza.

Enzo de Mello já conhecia o museu, mas pela primeira vez pode visitar os espaços de pesquisa deste importante equipamento cultural da região. “Nós fizemos uma visita especial aos laboratórios que mostram como funciona para os animais ficarem empalhados, como são preparados até irem para exposição[...] Essa foi a minha parte favorita, pois a maioria das pessoas veem somente a exposição”, ressaltou o vereador mirim.

O Museu Oceanográfico Univali está aberto para visitação de terça a domingo, das 14h às 18h e o agendamento em grupos pode ser feito pelo telefone da secretaria: 47 3341 5570.

Visitas individuais ou familiares não precisam de agendamento.