31 de agosto de 2023

CVP 94/2023

Ação é desenvolvida pela Escola do Legislativo da Alesc

A Câmara de Vereadores de Penha recebeu na quarta-feira (30) a Caravana da Inclusão da Mulher na Política, com a participação de diversas lideranças femininas de Santa Catarina.

A ação é promovida pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira da Alesc, tendo como objetivo principal a conscientização das mulheres acerca da necessidade da participação feminina na política e também a formação de mulheres para a disputa de cargos eletivos.

O evento, em formato de mesa redonda, foi mediado pela vice-prefeita de Penha, Maria Juraci Alexandrino, com a participação da vereadora de Chapecó e presidente da União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc), Marcilei Vignatti, da ex-deputada estadual e coordenadora da Escola do Legislativo da Alesc, Marlene Fengler e da ex-deputada estadual, Ada Faraco de Luca que compartilharam com o público um pouco de suas respectivas trajetórias políticas.

Também participou da mesa a terapeuta e coach Camila Custódio, que falou sobre a violência política contra as mulheres, que restringe ainda mais a participação destas nas disputas por cargos eletivos e espaços de poder.

A coordenadora da Escola do Legislativo reforçou a importância da Caravana da Inclusão da Mulher na Política (que está sendo realizada em todas as regiões do estado) para conscientizar a população e promover de fato a participação feminina. “É importante a gente pensar um pouco sobre o nosso papel, sobre a nossa participação na política. Porque não temos mais mulheres na política? Quais são os nossos maiores desafios? E como fazer para que mais mulheres se interessem para participar da política? É um desafio enorme!”, destaca Marlene Fengler.

O evento sediado pela Câmara de Penha contou ainda com a presença das vereadoras Adriana Ana Fortunato Linhares (Balneário Piçarras), Maria Rosana Franz (Guaramirim), Neli Ferreira Trindade (Canelinha) e Sol Dapper (Navegantes).

A abertura do evento também contou com a presença do vereador Luiz Fernando Vailatti, o Ferrão, que é titular da Procuradoria Especial da Mulher no Legislativo Penhense.