23 de agosto de 2023

CVP 90/2023

Alunos de duas escolas prestigiaram a 3ª Reunião Ordinária Mirim

Os vereadores mirins realizaram na terça-feira (22) a 3ª Reunião Ordinária Mirim, que aconteceu no Plenário Expedicionário Tenente Milton Fonseca, sede da Câmara de Vereadores de Penha.

O evento contou com a presença de alunos representantes de duas escolas, a EEB Professor João Batista Paiva (Armação), acompanhados pela professora Fernanda de Oliveira e também da EBM João Batista da Cruz (Mariscal), acompanhados pela diretora Maria Branco.

Na ordem do dia os jovens parlamentares aprovaram por unanimidade três moções. Um dos destaques foi a Moção de Aplausos Mirim nº 05/2023, de autoria da vereadora mirim Anny Beatriz do Nascimento, que presta homenagem aos pescadores artesanais. A jovem parlamentar ressaltou em sua moção que estes profissionais fazem a nossa cultura e história viver, tomando como exemplo a praia do trapiche, com seus barcos ancorados, enriquecendo o turismo de Penha.

Também foi aprovada a Moção Mirim nº 06/2023, do vereador mirim Enzo de Mello, que apela ao Poder Executivo para que seja encontrada uma solução para o esgoto a céu aberto em algumas praias de Penha.

Por fim, os vereadores aprovaram por unanimidade a moção de aplausos mirim nº 07/2023, de autoria de Manuella Hunger, que presta homenagem aos servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Penha pelos serviços prestados ao município, com destaque para o enfrentamento à pandemia de covid-19. “Se hoje estamos aqui é graças aos profissionais de saúde de Penha, heróis que dentro de suas funções trabalharam com nobreza pela nossa vida”, destacou a vereadora mirim e presidente da Câmara Mirim 2023.

Proposições

Os vereadores mirins também apresentaram 11 indicações e oito pedidos de informação ao Poder Executivo, elaborados durante os encontros de formação dos jovens parlamentares, sob a orientação da coordenação do Programa Câmara Mirim.

Outro destaque foram os cinco projetos de lei que foram para a leitura durante a 3ª Reunião Ordinária Mirim.

Seguindo os devidos trâmites, um destes projetos pode vir a se tornar lei municipal, a depender do encaminhamento da Mesa Diretora da Câmara de Penha.

Atualmente, três leis vigentes no município partiram da iniciativa de vereadores mirins.

Próximas atividades

Conforme o cronograma, a Câmara Mirim retoma as suas atividades no mês de setembro, com uma visita técnica ao Museu Oceanográfico da Univali, em Balneário Piçarras, e também uma atividade alusiva ao Dia da Árvore, que será realizada nas escolas.